VOLTAR

Casa da Cultura apoia formação de indígenas em Boa Vista

Folha BV- http://www.folhabv.com.br
Autor: Ribamar Rocha
09 de Ago de 2014

A Casa de Apoio ao Estudante e da Cultura Indígena, situada no bairro São Pedro, aloja alunos indígenas matriculados em cursos do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR (Universidade Federal de Roraima). Nestes quase seis anos de atividade logística aos índios, mais de 20 conseguiram a formação com o apoio que tiveram na Capital, segundo informou a diretora do Insikiran da UFRR, professora Ise de Goreth Silva.

Ela destaca a Casa de Apoio como uma importante política da UFRR para o desenvolvimento dos alunos indígenas que fazem os cursos do Insikiran. "Eles chegam das comunidades e não têm famílias em Boa Vista e nem onde ficar durante este período em que estão cursando, e a casa é um espaço de apoio para que estes alunos possam desenvolver melhor as atividades", explicou.

Os universitários indígenas da UFRR, na maioria das etnias Macuxi e Wapixana, ficam no local sem custos e têm todo apoio logístico, incluindo as refeições de café, almoço e jantar. Mas outras etnias também fazem parte do grupo, como os Yanomami, Wai-Wai e Y'ekuana.

A casa é uma estrutura sem luxo e tem capacidade para abrigar 16 estudantes internos, sendo oito masculinos e oito femininos, mas serve também para apoiar lideranças indígenas que vêm das comunidades para, reuniões, planejamentos, cursos e capacitações na Capital.

"É um espaço para acolher os estudantes e essas lideranças que precisam de nosso apoio e, desde que tenha disponibilidade de vagas, serve para outros cursos da Universidade", inforomou.

INSIKIRAN

Criado em 2001, o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena tem o objetivo de formar e habilitar professores indígenas em Licenciatura Plena com enfoque intercultural, para atuarem nas áreas de Ciências Sociais, Comunicação e Artes e Ciências da Natureza, conforme as especificidades dos povos indígenas de Roraima. Atualmente conta com dois cursos de graduação: Licenciatura Intercultural e Gestão Territorial Indígena.

Mas há indígenas de várias etnias matriculados em outros cursos da UFRR, tais como História; Economia; Ciências Sociais; Matemática; Medicina; Agronomia; Biologia; Física e Secretariado. (RR)

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=172846

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.