VOLTAR

Cartilha orienta comunidades quilombolas sobre prevenção à covid-19

UFRN - https://ufrn.br/imprensa/noticias/36812/cartilha-orienta-comunidades-quilombolas-sobre-preven
Autor: Hellen Almeida
15 de Jun de 2020

O Grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade, da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), elaborou a Cartilha educativa de prevenção e orientação ao coronavírus para comunidades tradicionais quilombolas: ampliando olhares. O material, que está disponível neste link, traz informações sobre o que é a covid-19, formas de contágio e prevenção e dicas de relaxamento em tempos de pandemia, além de dados sobre as comunidades quilombolas do RN.

A professora da ESUFRN, Eliane Santos Cavalcante, uma das idealizadoras da cartilha, disse que o produto foi produzido após observar a inexistência de materiais direcionados especificamente para as comunidades quilombolas. "Tomamos a iniciativa de criar este material educativo atentando-se à linguagem, ilustração e organização do material, contextualizando as necessidades do público-alvo. Foi possível investigar formas para que as comunidades quilombolas pudessem adotar as medidas de prevenção utilizando-se das ferramentas que lhes são disponíveis", explica.

Ela ressalta a necessidade de se pensar estratégias considerando as necessidades individuais de cada grupo populacional. Para isso, todas as medidas de prevenção que forem pensadas e que favoreçam as comunidades devem assumir uma característica de dualidade. Dessa forma, a cartilha foi construída de acordo com as necessidades e características das diversas comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte e Brasil como um todo, dado a convergência do perfil étnico e sociocultural desses povos.

O produto foi produzido em parceria com participantes do projeto de extensão Educação Infantil Sustentável: prevenindo acidentes e prestando primeiros socorros por meio de ações lúdicas para crianças e adolescentes em Comunidade Quilombola de Acauã - município de Poço Branco/RN, da Escola de Saúde da UFRN.

https://ufrn.br/imprensa/noticias/36812/cartilha-orienta-comunidades-qu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.