VOLTAR

Carteira financiará projetos em comunidades indígenas

Ministério do Meio Ambiente-Brasília-DF
02 de Jun de 2004

O secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, e o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social, José Giacomo Baccarin, abrem quinta-feira (3) a Oficina de Trabalho inaugural da Carteira de Projetos Fome Zero e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Indígenas. A Carteira destinará, inicialmente, R$ 7 milhões para projetos de organizações indígenas, visando a melhoria da segurança alimentar das populações indígenas e as condições ambientais de suas terras.

Os recursos serão utilizados para a produção sustentável, beneficiamento e comercialização de alimentos, produtos agroestrativistas e artesanais, revitalização de práticas e saberes tradicionais relacionados à produção de alimentos, e fortalecimento da capacidade de organização das comunidade indígenas. Serão prioritariamente atendidas comunidades em situação grave e emergencial de insegurança alimentar e degradação ambiental acentuada de suas terras. A implementação da carteira terá a participação das organizações indígenas das várias regiões do país, bem como o apoio de organizações indigenistas e sócioambientalistas não-governamentais.

Sob a Coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do MMA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Carteira Indígena terá o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Educação, da Funai, da Funasa e da Embrapa . O objetivo é integrar as políticas públicas de desenvolvimento sustentável para populações indígenas do país.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.