VOLTAR

Carta transcrita dos Guarani Kaiowá da Terra Indígena Ñanderu Marangatu

Cimi-Brasília-DF
08 de Dez de 2005

Carta transcrita dos Guarani Kaiowá da Terra Indígena Ñanderu Marangatu

Nós da comunidade Indígena de Ñanderu Marangatu estamos numa véspera de uma grande massacre que serão nesse dia 10 ou 11 de mesmo mês. Por esse motivo estamos relatando e encaminhando no conhecimento de todos vocês a conclusão que tomamos a partir da liminar que saiu favorável aos fazendeiros invasor da nossa terra.

Estamos pronto para morrer; o que gostaríamos de pôr em vão, que alguém, ou melhor dizer, esse juiz que assinou a reintegração de posse tomem a providência dos nossos filhos que vai ficar sem nós...Estão enganado esse autoridade que pensou em nós que iremos nos entregar a eles como uma ovelha...Resistiremos até o último fôlego da nossa vida. Só não queremos que o autor, o responsável dessa matança fazem mais outra como essa. Se a nossa vida não custando nada; vamos morrer por uma justa causa, derramaremos os nossos sangue que com certeza servirão como um protesto solene aos nossos filhos em outra geração.

Ultima coisa que anunciamos é que a Lei federal está sendo pisado pelo juizes brasileiro!

Assim encerramos a nossa carta anúncio Guarani Kaiowá da mesma área.

Observação:

O texto da presente carta é transcrição literal do manuscrito enviado pela comunidade indígena, por fax, da cidade de Antonio João.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.