VOLTAR

Carta das lideranças indígenas do Alto Solimões ao Presidente da Funai

COIAB-Manaus-AM
08 de Out de 2003

No dia 25 de setembro, reunidos para discutir a situação da Funai e dos povos indígenas do Alto Solimões, 128 lideranças tomaram a decisão de ratificar o nome do vereador Davi Félix Cecílio para a administração regional do órgão em Tabatinga. Em carta dirigida ao novo presidente da Funai em Brasília, Mércio Pereira Gomes, as lideranças cobram a nomeação imediata do líder indígena e chamam a atenção sobre o aumento das invasões nas terras indígenas.

A seguir, a íntegra da Carta

Tabatinga - Am, 25 de setembro de 2003-10-08

Carta das Lideranças Indígenas
Para o Novo Presidente da Funai
MD. Dr. Mércio Pereira Gomes

Sr. Presidente,

Nós, lideranças indígenas moradores da região do Alto Solimões, representantes das Organizações, reunidos no dia 25 de setembro do corrente, vimos pela primeira vez com o devido respeito na presença de Vossa Excelência reiterar resposta sobre o memorando no 143/03 de 08 de julho de 2003 encaminhado pelo Ex-Presidente da Funai Dr. Eduardo Aguiar para o Secretario Executivo do Ministério da Justiça, pedindo a nomeação do servidor DAVI FELIX CECÍLIO, monitor Bilíngüe, nível NI-AIII, matricula no0446122, para o cargo de administrador da Funai em Tabatinga, que foi eleito no 24 de junho de 2003, pela maioria das lideranças indígenas.

Gostaríamos de pedir de Vossa Excelência em caráter de urgência a nomeação do nosso candidato, pois até o presente momento nada foi oficializado, que já prestou expediente na sede da Funai em Tabatinga, desde o dia 26 de junho como interventor; estamos com 89 (oitenta e nove) dias que nós lideranças indígenas esperávamos a decisão da Funai e não fomos atendidos, o porque está demorando a nomeação que o ex-administrador NINO FERNANDES foi exonerado pela portaria no 805 pelo ex-presidente da Funai no dia 14 de agosto de 2003 e a DAS. 101.3, está vago desde do dia 15/08/03; até o presente momento Dr. Mércio Gomes o que a Vossa Excelência espera, enquanto isso não acontecer os 80.000 (oitenta mil) índios existentes na região: Ticuna, Cokama, Cambeba, Caixana, Canamari, Bitota, Katuquina e Miranha estão sofrendo conseqüências muito graves pelos pescadores, caçadores e madeireiros brasileiros e estrangeiros que vem invadindo as nossas reservas.

Nós não temos onde denunciar estes crimes que estão acontecendo na nossa área demarcada, por este motivo senhor Presidente pedimos de Vossa Excelência uma resposta concreta, porque que está demorando esta analise do referido nome e quando é que vai comunicar a nomeação. Se isso não acontecer no final do mês de setembro, nós lideranças indígenas, vamos ocupar novamente a Funai em Tabatinga - Am, pois sabemos que nós não fomos atendidos por esta presidência, até que se nomear o nosso futuro administrador indígena conforme nome acima citado. É importante para Vossa Excelência que a Funai em Tabatinga já foi administrada durante 27 (vinte sete) anos pelos não indígenas e se tornaram ciclo vicioso na administração, que nunca se preocuparam com a população indígena acima mencionada e o posto local de cada comunidade está caindo aos pedaços, todo deteriorado sem condições de oferecer um ambiente melhor para seus servidores atenderem aos indígenas.

Ninguém motivou e orientou os indígenas na valorização de sua cultura tradicional, na produção, artesanato, festa da moça nova, festa religiosa, festa comunitária, indígenas carentes de casas populares, estudantes de ensino médio, superior, universitário, piscicultura e avicultura, etc.

Estamos enviando documento final da reunião do dia 24 de Junho de 2003, quando nós, as lideranças indígenas ocupávamos a sede da Funai em Tabatinga. No aguardo da resposta, certo de sua decisão e esperando contar com Vossa Excelência para atender aos indígenas, fica o mais alto respeito e consideração, desejando sucesso no desempenho de suas funções.

(Assinam 128 representantes dos povos da região do Alto Solimões: caciques, vereadores, estudantes, professores indígenas, líderes religiosos e coordenadores de organizações indígenas)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.