VOLTAR

Cardeal Hummes defende demarcação de terras indígenas em Sínodo da Amazônia

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Filipe Domingues
03 de Out de 2019

Dom Cláudio Hummes foi arcebispo de São Paulo e prefeito da Congregação para o Clero e é atualmente o presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica; sínodo começa neste domingo no Vaticano.

Brasileiro de maior destaque no Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, o cardeal Dom Cláudio Hummes afirmou nesta quinta-feira (3) que a demarcação de terras indígenas é algo fundamental para a conservação da floresta amazônica.

"Nós sabemos que, para os indígenas, isso é fundamental. Também as reservas geograficamente delimitadas são importantíssimas para a preservação da Amazônia", declarou em coletiva de imprensa no Vaticano.

A reunião de bispos com o Papa Francisco começa oficialmente no domingo. Nela, serão discutidos temas ambientais, sociais e próprios da Igreja Católica presente nos nove países que compreendem territórios da região amazônica.

O cardeal Hummes, que foi arcebispo de São Paulo e prefeito da Congregação para o Clero, atualmente é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

No Sínodo, Dom Cláudio será o relator-geral, ou seja, o principal responsável pela redação dos documentos que sairão da assembleia.

Questão indígena

Questionado pelo G1 sobre qual é o posicionamento da Igreja na questão da demarcação de terras, Dom Cláudio disse que o tema certamente passará pelos debates do Sínodo, que pode propor princípios para que isso seja realizado pelos governos de cada país.

"No momento, ouvimos no Brasil que agora não haverá novas demarcações", recordou o cardeal, referindo-se, embora sem citar diretamente, a diversas declarações do presidente Jair Bolsonaro.

A demarcação de terras indígenas e a criação de unidades de conservação é uma das principais demandas de ambientalistas e movimentos sociais da causa indígena para evitar a destruição da Amazônia. Isso porque, uma vez demarcada, a terra menos suscetível à grilagem (ocupação e venda ilegal de terras públicas).

"Também a questão da grilagem de terras [preocupa a Igreja] e ela pode ser ilegal, e às vezes até é legal, mas sem dúvidas é prejudicial porque a crise climática e ecológica do planeta passa por isso", comentou Hummes. "A Amazônia tem uma missão, uma vocação de ser um ponto de equilíbrio do planeta."

Sínodo não faz propostas técnicas

Por outro lado, segundo o cardeal, a função do Sínodo dos Bispos não é propor soluções técnicas para o problema das demarcações de terras indígenas. "A Igreja não tem a competência para isso. Neste Sínodo não vamos entrar em determinações técnicas, mas apresentar princípios que devem orientar os que buscam essas soluções técnicas. Isso sim", justificou.

Além disso, ele explicou que o principal "alvo" das propostas do Sínodo são os próprios participantes, líderes da Igreja na região amazônica. "Não vamos dizer 'façam vocês', mas sim o que 'nós devemos fazer' como Igreja missionária e aberta ao diálogo."

De acordo com Dom Cláudio, quando as outras partes envolvidas nos temas amazônicos não estiverem abertas ao diálogo (governos e empresas internacionais, por exemplo), é função da Igreja "denunciar os problemas e propor novos caminhos".

Outros pontos

Dom Cláudio também mencionou, no evento, outros temas do Sínodo, como a liderança das mulheres nas comunidades cristãs, a falta de padres, o diálogo com evangélicos e outros grupos religiosos, e os motivos pelos quais o Papa Francisco convocou esta assembleia.

No início deste ano, o Sínodo causou desconforto no governo Bolsonaro. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou em nota à imprensa estar monitorando a atuação dos bispos, pois membros do governo estavam preocupados com eventuais questões de soberania nacional discutidas pelos líderes religiosos. O cardeal Hummes chamou esse embate de um "mal entendido que parece estar solucionado" e acrescentou dizendo que "a soberania dos países da Amazônia é algo intocável" para os bispos da Amazônia.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/10/03/no-sinodo-da-amazonia-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.