VOLTAR

Caraguatatuba: Parque Estadual integra programa "Passaporte das Trilhas de São Paulo"

VALE Turismo - www.pindavale.com.br
27 de Out de 2008

A trilha do Poção, no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba é parte integrante do programa "Passaporte das Trilhas de São Paulo", uma parceria entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente (SMA) e de Esportes, Lazer e Turismo.

Com o objetivo de fortalecer o ecoturismo nas cidades que têm unidades de conservação estaduais e visando atrair cada vez mais visitantes para as unidades, o programa terá início ainda em outubro deste ano. No Litoral Norte, estão envolvidas no programa quatro unidades de conservação e nove trilhas.

Essa é uma das ações que integram o "Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica", desenvolvido pela Fundação para Conservação e a Produção Florestal (FF), órgão da SMA.

O programa contará com divulgação das trilhas e parques disponíveis na internet e também por meio de um manual de manutenção de trilhas, além do "passaporte", um livro de bolso com informações e mapas de todas as trilhas, com espaço para um carimbo, comprovando que o visitante percorreu determinada trilha. O modelo é semelhante ao utilizado nas trilhas do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Núcleo Caraguatatuba

O Núcleo Caraguatatuba integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo através da Fundação Florestal/Instituto Florestal. Criada como Reserva Florestal de Caraguatatuba pelo Decreto Estadual 23.393 de 11 de setembro de 1956, a área passou a ser um Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar em agosto de 1977.

A primeira unidade de conservação do litoral norte é um marco na história da preservação da Mata Atlântica na região. A área de abrangência técnico-administrativa é de cerca de 50.000 hectares, incluindo terras dos municípios de Caraguatatuba, Paraibuna, Natividade da Serra e São Sebastião.

A Trilha do Poção leva o visitante ao interior da floresta, uma mata mais fechada, onde é grande a diversidade de palmitos. Um dos símbolos mais ameaçados da Mata Atlântica, o palmito é fundamental no equilíbrio da floresta.

Um pouco de sorte e o visitante poderá ver algumas das inúmeras espécies de aves que se alimentam dos seus frutos, como tucanos, araçari e jacutingas. No final da trilha, uma piscina natural formada pelas águas do Ribeirão do Ouro aguarda o visitante. Com 3.500 metros, a trilha pode ser percorrida em três horas (ida e volta).

Além das fontes de água pura, as matas do Núcleo são refúgio para uma fauna diversificada formada por macacos, antas, capivaras, catetos, jaguatiricas, pacas e até onças pintadas. A avi-fauna é riquíssima. As sinfonias dos tangarás, saíras, pintassilgos, sabiás e companhia, podem ser ouvidos por todo o Núcleo e especialmente junto às trilhas de visitação.

Jequitibás, canelas, cedros, jatobás, ipês, guapuruvus e multicoloridos manacás-da-serra, são algumas das árvores que caracterizam a riqueza da floresta perene úmida de encosta.

Espalhada pela Serra do Mar e chegando até os picos mais altos, a floresta abriga e mantém inúmeras nascentes que formam os riachos e córregos de água pura que fazem parte de importantes bacias hidrográficas, como as dos rios Santo Antônio, Pardo, Guaxinduba e Claro. As águas desses rios abastecem milhares de moradores e turistas no município de Caraguatatuba e parte do município de São Sebastião.

A trilha do Poção foi implantada em 1987 com destinação à educação ambiental e ecoturismo. Em parte de seu trajeto pode-se observar o testemunho dos episódios de 1967, a formação de floresta secundária, desvios de rios, de samambaias, trechos encachoeirados com pequenas piscinas naturais, aglomerados de manacás-da-serra que emprestam um colorido especial com sua flores e abundância de borboletas que depositam seus ovos nas sua folhagens. Imperdível.

Para agendar uma visita monitorada ao Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba ligue (12) 38823166. O Parque fica na Rua Horto Florestal no 1.200 no bairro Rio do Ouro, logo na entrada da cidade, próximo a Rodovia dos Tamoios (SP 99).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.