VOLTAR

CAR realiza curso para inclusão digital de comunidades quilombolas

Governo do Estado da Bahia- http://www.ba.gov.br
21 de Jul de 2014

O Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), realizou, em julho, cursos de Informática Básica e Manutenção de Computadores para jovens de diversas comunidades quilombolas baianas. As aulas aconteceram na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no município de Lauro de Freitas.

Os cursos, que integram a política estadual de fortalecimento e desenvolvimento das organizações quilombolas da Bahia, são realizados em parceria com o Senai e têm acompanhamento de técnicos do Projeto Quilombolas. Nessa etapa, foram capacitados 36 representantes das comunidades quilombolas de Agreste, Boitaraca, Bomba, Conselho, Coqueiros, Dandá, Duas Lagoas, Empata Viagem, Fojo, Graciosa, Jiboia, Lagoa do Meio, Lajedinho, Lamarão, Nova Esperança, Olhos D'água, Rio do Tanque, Sambaíba, Santo Antônio/Vidal, Sarapuí e Tamboril.

De acordo com o presidente do Conselho Quilombola do município de Itacaré e vice-presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Fojo, Aquis José dos Santos, é muito interessante participar da capacitação. "Essa é uma oportunidade de sermos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na comunidade. São muitos desafios ainda, mas já temos os equipamentos e nosso Centro Multiuso já está em construção".

Para a representante da Comunidade Quilombola da Fazenda Bomba, do município de Belo Campo, Jucimara de Araújo Santos, a comunidade, que já possui alguns computadores, agora também vai ter a possibilidade de aprender a utilizá-los. "Com essa capacitação, vai ser possível passar os conhecimentos que recebi para outras pessoas da comunidade".

Centros multiuso

Por meio das ações do Projeto Quilombolas, as comunidades de Lagoa do Melquíades (Vitória da Conquista), Cariacá (Senhor do Bonfim), Agrestre e Baixão Velho (Seabra) e Cabeça da Vaca (Filadélfia), já foram beneficiadas com a implantação de centros multiuso.

A construção dos centros para os quilombolas integra o plano de ação que vem sendo empreendido pelo governo estadual. As iniciativas abrangem desde o fortalecimento das organizações comunitárias locais, até a promoção do acesso à comunicação digital, à informação, à assistência técnica e qualificação das comunidades para que possam identificar as necessidades das comunidades e elaborar suas propostas de financiamento para execução de novos projetos.

O projeto

O Projeto Quilombolas realiza, desde o ano de 2009, atividades para comunidades remanescentes de quilombos nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. As ações são realizadas com recursos doados pelo Fundo do Desenvolvimento Social do Governo do Japão via Banco Mundial.

As comunidades rurais baianas contempladas no curso do Senai, nesta fase, estão localizadas nos municípios de Belo Campo, Caetité, Campo Formoso, Condeúba, Itacaré, Jacobina, Jequié, Jeremoabo, Lapão, Livramento, Maraú, Nilo Peçanha, Riacho de Santana, São Félix, Simões Filhos, Taperoá, Valença, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.

http://www.ba.gov.br/2014/07/120123,27/CAR-realiza-curso-para-inclusao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.