VOLTAR

Capacitação para implantação do HÓRUS no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
17 de Jul de 2012

No período de 17 a 19 de julho de 2012 acontecerá em Brasília o primeiro encontro de profissionais dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas para participarem da capacitação que visa a implantação do HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

Paralelamente a esta etapa presencial, os profissionais estão realizando a capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma do UniverSUS.

O treinamento presencial será ministrado pelos técnicos da SCTIE/DAF e da SESAI. Será utilizado um ambiente de treinamento do sistema, no qual os participantes poderão simular a utilização de todas as funcionalidades.

O Sistema foi desenvolvido em plataforma web pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), por meio, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) conjuntamente com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), por meio, do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) com a perspectiva de qualificar a Assistência Farmacêutica no SUS, caracterizando-a como uma iniciativa nacional, com proposta integradora.

O HÓRUS está disponível para a gestão da assistência farmacêutica no SUS desde dezembro de 2009 e, até o momento 1494 municípios e 19 Secretarias de Estado da Saúde fizeram a adesão ao Sistema. A partir dessa experiência, em cooperação com a SESAI, o HÓRUS foi aprimorado para atender as especificidades da Saúde Indígena. Em maio deste ano, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou o Hórus com foco na saúde indígena.

O sistema será operado nas sedes dos DSEIs, Casais, pólo-base, postos de saúde nas aldeias e almoxarifados centrais. O piloto da implantação do sistema foi realizado no DSEI Pernambuco, no período de 07 a 11/05/2012, na sede do Distrito, em Recife, e no Pólo-base Fulni-Ô, localizado na cidade de Águas Belas.

A implantação do HÓRUS no SASISUS tem como objetivo qualificar a gestão da assistência farmacêutica, contribuindo para a ampliação do acesso aos medicamentos e a qualificação da atenção à saúde prestada à população indígena.

O sistema Hórus contribuirá com a gestão, planejamento, monitoramento e avaliação das ações da Assistência Farmacêutica; com o aperfeiçoamento os mecanismos de controle e aplicação dos recursos financeiros e para a ampliação do acesso e promoção do uso racional de medicamentos.

A perspectiva é expandir a implantação para os 34 Distritos Sanitário Especiais Indígenas (DSEI) até o final do ano. A previsão é que ainda no mês de agosto seja realizado um segundo encontro possibilitando a participação da totalidade dos DSEI que compõe o SASISUS.

BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO HÓRUS:
1. População Indígena
- Ampliar o acesso aos medicamentos essenciais;
- Agilizar o atendimento;
- Gerar o histórico do uso de medicamentos;
- Possibilitar a avaliação do serviço prestado e o seu custo.

2. Gestores da Saúde Indígena
- Conhecer o perfil da população atendida;
- Identificação em tempo real (on-line) do estoque dos medicamentos no almoxarifado e nas unidades de saúde;
- Conhecer a demanda atendida e não atendida dos medicamentos;
- Planejar e avaliar as ações de Assistência Farmacêutica.

3. Assistência Farmacêutica
- Possibilitar intervenções, em tempo real, para gerenciamento estratégico em qualquer ponto do país;
- Aperfeiçoar a gestão da Assistência Farmacêutica (evitar desperdícios; evitar desabastecimento nas farmácias);
- Permitir a rastreabilidade dos medicamentos (registro de lote e validade);
- Permitir a realização de estudos de utilização de medicamentos;

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.