VOLTAR

Capacitação orienta a comunidade sobre os procedimentos em casos de encalhe de animais marinhos

AmbienteBrasil - http://noticias.ambientebrasil.com.br
Autor: Danielle Jordan
21 de Abr de 2009

O que fazer quando se encontra um animal marinho encalhado na praia? Os primeiros cuidados podem ser decisivos para a sobrevivência do animal e para que a pessoas no local não corram riscos.

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, promove oficinas gratuitas sobre encalhes e emergências com animais marinhos na localidade da Unidade de Conservação. No último sábado, dia 18, o encontro foi realizado em Criciúma e no próximo dia 25 será realizado em Florianópolis.

Moradores, pescadores, empresas e poder público estão sendo preparados para ajudar no resgate. No período do inverno o número de animais que aparece no litoral sul de Santa Catarina costuma crescer.

Em 2008, 57 atores sociais e representantes de organizações comunitárias participaram das três oficinas oferecidas pela APA da Baleia Franca. A capacitação ajudou no resgate dos 500 animais encontrados no ano passado. Foram 3 baleias, mais de 30 lobos marinhos , 466 aves marinhas e 2 leões marinhos, somente em 2008.

O Centro de Pesquisa para a Conservação de Aves Silvestres (Cemave), Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (TAMAR), apóiam o trabalho desenvolvido.

O primeiro contato, de acordo com a veterinária e analista ambiental da APA da Baleia Franca, Patrícia Pereira Serafini, é importante para que as informações sejam repassadas aos responsáveis pelo atendimento do animal. "A principal orientação é entrar em contato com a polícia ambiental ou instituições de atendimento a animais, marinha, bombeiros e ONGs", explica a veterinária.

Patrícia alerta para as tentativas desastradas de salvar os animais. "Muitas pessoas que encontram pinguins, acabam refrigerando o animal, com a ideia de que por viverem em locais frios, precisam estar nestas condições", diz. "O certo é manter o animal em caixa de papelão e levá-lo imediatamente a um centro de reabilitação", alerta.

Outra medida importante é isolar o local onde o animal foi encontrado. O contato pode ser perigoso, o animal pode estar ferido, ou nervoso e acabar atacando, buscando sua defesa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.