VOLTAR

Cantareira tem 17o. dia de queda consecutiva

OESP, Metrópole, p. A14
02 de Dez de 2014

Cantareira tem 17o. dia de queda consecutiva

Com 1,4 milímetro de chuva sobre a região do Sistema Cantareira, o volume armazenado de água voltou a cair 0,1 ponto porcentual nesta segunda-feira, 1o de dezembro, de acordo com os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Hoje, o reservatório opera com 8,7% da sua capacidade, ante 8,8% do dia anterior. O cálculo já leva em conta os 105 bilhões de litros da segunda cota do volume morto.
Responsável por abastecer 6,5 milhões de habitantes da capital e Grande São Paulo, o Cantareira chegou ao 17o dia consecutivo de queda no nível de água. A última vez em que se manteve estável foi no dia 14 de novembro, quando tinha 10,8%. Nesse dia, o volume de chuva foi de 24,4 milímetros.
Já a última vez que a capacidade do Cantareira aumentou - com exceção dos dias em que as reservas técnicas foram acrescentadas no cálculo - foi há mais de sete meses, em 16 de abril. Na ocasião, o reservatório aumentou de 12% para 12,3% e havia chovido 27,1 milímetros sobre a região.
Desde que a segunda cota do volume morto foi incorporada, no dia 24 de outubro, o sistema já perdeu 4,9 pontos porcentuais da sua capacidade.
Outros quatro mananciais também registraram queda nesta segunda. Enquanto o Guarapiranga perdeu 0,3 ponto porcentual do volume de água, o Alto Tietê caiu 0,1 ponto. O primeiro estava com 33,7% e passou para 33,4%. Já o segundo desceu de 5,7% para 5,6%.
Nenhum milímetro de chuva foi registrado nas últimas 24 horas nas regiões do Guarapiranga e Alto Tietê. Juntos, os dois reservatórios abastecem cerca de 9,4 milhões de pessoas.
Os sistemas Rio Claro e Rio Grande sofreram quedas de 0,5 e 0,3 ponto porcentual e operam com 31,6% e 63,5%, respectivamente. Já o Sistema Alto Cotia foi o único que se manteve estável, com 29,9%

OESP, 02/12/2014, Metrópole, p. A14

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,com-baixo-registro-de-ch…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.