VOLTAR

Candidatura de Mércio Gomes à ONU é rechaçada pela Comissão Nacional Indigenista

CTI- Centro de Trabalho Indigenista
17 de Jul de 2007

Uma curiosa indicação feita pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil à ONU surpreendeu, na última sexta-feira, os membros da Comissão Nacional de Política Indigenista, reunida em Brasília nos dias 12 e 13 últimos.

Indicado pelo Itamaraty como candidato brasileiro à relatoria da ONU para os Povos Indígenas Mércio Pereira Gomes é apontado como o principal responsável pela péssima gestão indigenista do primeiro governo Lula e pela paralisia a que foi submetida a Fundação Nacional do Índio durante o período. Em reação a CNPI aprovou por decisão unânime o envio de recomendação ao Itamaraty para a suspensão imediata da candidatura.

Em "Manifesto" apresentado à plenária do CNPI, os representantes indígenas estranharam a indicação de "uma pessoa que agiu sempre na contra mão dos interesses indígenas e que foi "um dos principais responsáveis pelos entraves para o diálogo reivindicado por nós [movimento indígena] junto ao governo federal!". Por fim o manifesto acentua que "a presença de Mércio Gomes nesta instância internacional constitui uma ameaça aos interesses e expectativas dos povos indígenas".

Conheça o "Manifesto Indígena contra a candidatura de Mércio Pereira Gomes ao cargo de Relator da ONU para os Povos Indígenas".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.