VOLTAR

Campanha ´Y Ikatu Xingu já visitou 14 cidades no Mato Grosso

ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
Autor: Oswaldo Braga de Souza.
06 de Mai de 2005

A intenção é articular a implantação de projetos-piloto e divulgar a mobilização a prefeitos, empresários, sindicatos e organizações da sociedade civil locais. As visitas devem continuar durante o ano e estender-se a todas as 35 cidades da bacia do Rio Xingu.

Desde o início do ano, integrantes da campanha `Y Ikatu Xingu - que pretende preservar e recuperar as nascentes e as matas ciliares do Rio Xingu - já estiveram em 14 municípios do Mato Grosso para articular a implantação de projetos-piloto e divulgar a mobilização para prefeitos, empresários, sindicatos e organizações da sociedade civil locais. As visitas devem continuar durante o ano e estender-se a todas as 35 cidades da bacia do Rio Xingu. Além da capital Cuiabá, foram visitadas Marcelândia, Cláudia, Sinop, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Santa Carmem, Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte, São José do Xingu, Água Boa, Querência e Canarana. Os representantes da campanha também conversaram sobre as agendas setoriais de produtores e trabalhadores rurais, assentados, populações indígenas e municípios.

Além de tentar influenciar as políticas públicas municipais para o meio ambiente e identificar parceiros em potencial, as visitas também serviram para informar as autoridades locais a respeito do diagnóstico que começa a ser realizado, em maio, pelo Ministério das Cidades sobre o saneamento básico em 14 cidades da bacia do Rio Xingu. O estudo é resultado de uma articulação firmada no âmbito da campanha. Ao término do trabalho, será organizada uma grande reunião sobre o tema que deverá contar com representantes das 14 prefeituras, do Ministério das Cidades, do Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Em Sinop, por exemplo, representantes da mobilização estiveram com os dirigentes do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Mato Grosso, que apontaram a possibilidade de uma grave crise no fornecimento de madeiras na região já apelidada de "apagão florestal". Em Lucas do Rio Verde, depois de conversar com os integrantes da campanha, o sindicato local de trabalhadores rurais estuda a possibilidade de fazer uma articulação na região para que um maior número de propostas possam ser apresentadas ao edital do Projeto de Alternativas ao Desmatamento e Queimadas (PADEQ) do governo federal, que também deve ser lançado em maio. Já o Sindicato Rural de São José do Xingu vai elaborar um projeto de recuperação para concorrer ao edital do Programa Nacional de Florestas (PNF), que deve ser lançado em maio.

Populações indígenas também se mobilizam

No dia 16 de abril, representantes da ´Y Ikatu Xingu realizaram uma reunião com 60 pessoas no Posto Indígena de Diauarum, dentro do Parque Indígena do Xingu. Estavam presentes professores, caciques e lideranças de várias etnias do Baixo e Médio Rio Xingu. Durante o evento, foi discutida a possibilidade das comunidades da região realizarem o trabalho de monitoramento das águas dos rios da região e de coleta de sementes destinadas a projetos de reflorestamento. Também foi apontada a necessidade das comunidades reivindicarem aos prefeitos a aplicação de parte dos recursos do chamado "ICMS ecológico" em projetos que beneficiem as populações indígenas - trata-se de um percentual do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios que abrigam áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) ou têm sistema de saneamento ambiental.

Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep) deve apoiar ações educativas

No último dia 22 de abril, o assessor Rodrigo Junqueira, do ISA, participou da assembléia de representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep), em Cuiabá. Representantes dos 35 municípios da bacia do Xingu foram convidados a participar de uma apresentação, seguida de debate e encaminhamentos sobre as estratégias e ações da campanha `Y Ikatu Xingu. "A presença massiva de quase a totalidade dos representantes e a qualidade do debate demonstram o interesse e o engajamento dos educadores e educadores na campanha", comentou Junqueira. Ele informa também que o ISA e o Sintep deverão firmar uma parceria para articular ações conjuntas para a elaboração e difusão de materiais pedagógicos sobre a realidade socioambiental da região da bacia do Xingu a serem trabalhados pela classe tanto em sala de aula quanto junto à comunidade escolar.

Para saber mais sobre a campanha ´Y Ikatu Xingu, clique aqui.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.