VOLTAR

Campanha SOS Parque Cristalino lançada hoje em Cuiabá (MT)

Midianews-Cuiabá-MT
07 de Nov de 2002

Será lançada hoje (06) a Campanha S.O.S. Parque Cristalino, organizada por diversas entidades com objetivo promover um conjunto de ações visando a manutenção do Parque Estadual Cristalino, o mais rico em biodiversidade na Amazônia. Essa importante unidade de conservação está correndo o risco de perder 46% de sua área devido a um projeto de lei aprovado na Assembléia Legislativa. O lançamento será feito na Assembléia Legislativa às 14 horas.

Entre as ações que estão sendo desenvolvidas está o envio de mensagens ao governador e deputados estaduais pedindo o veto do projeto de lei e informando porque é imprescindível não diminuir a área do parque, além da realização Audiência Pública na Assembléia, solicitada pelo Deputado Gilney Viana e diversas palestras de esclarecimento. Para participar da campanha, basta acessar o link www.icv.org.br/icvnoticias/cyberaction.asp .

Além de favorecer a destruição de uma área extremamente rica, contribuindo para que se transforme em pastagem, o projeto de lei pode causar outro grande prejuízo ao estado e à população do norte de Mato Grosso. O Parque Estadual Cristalino se constitui numa das condições básicas para a existência do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo da Amazônia Legal (PROECTUR) - do Ministério do Meio Ambiente, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - na região norte de Mato Grosso e que a descaracterização da área pode significar a suspensão de investimentos em ecoturismo e infra-estrutura da ordem de 20 milhões de dólares, previstos para os próximos anos.

Para Sérgio Guimarães, coordenador do Instituto Centro de Vida -ICV, uma das entidades organizadoras da Campanha S.O.S. Parque Cristalino, a área, além de possuir uma incrível riqueza em termos de biodivesidade, está começando atrair empreendedores interessados em investir em ecoturismo

Localizado no norte de Mato Grosso, na divisa com o estado do Pará, nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, o Parque Estadual Cristalino é considerado o mais rico em biodiversidade da Amazônia Brasileira, com 515 espécies de aves identificadas, sendo 50 endêmicas, 43 espécies de répteis, 29 anfíbios, 36 de mamíferos e 16 espécies de peixe.

Apesar de possuir uma área relativamente pequena (184.900 hectares) concentra seis comunidades naturais: floresta de terra firme, floresta estacional, de igapó, varjões, afloramentos rochosos e o rio Cristalino.
(-Midianews-Cuiabá-MT-07/11/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.