VOLTAR

Campanha quer mobilizar sociedade pela recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira

Radiobrás
10 de Ago de 2007

Campanha quer mobilizar sociedade pela recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira

Agência Brasil

Será lançada amanhã (11) a Campanha Cílios do Ribeira, em Registro (SP), com o objetivo de mobilizar a sociedade pela recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira, localizado entre os estados de São Paulo e Paraná. A campanha é organizada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pelo o Instituto Vidágua.

Apesar de concentrar o maior remanescente de Mata Atlântica do País, o Vale do Ribeira sofre com a destruição da mata e da vegetação de beira de rio, que protegem o solo, a água e garantem a manutenção da biodiversidade, segundo informações do Instituto Socioambiental.

O Vale do Ribeira concentra a maior extensão contínua da Mata Atlântica no Brasil. Dos 100 mil quilômetros quadrados da vegetação que restam desse bioma no território nacional, 23% estão na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape.

São 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas, 17 mil de manguezais e 200 quilômetros de uma costa recortada por um conjunto de praias, estuários e ilhas cobertas por matas bem preservadas. O Vale do Ribeira contém ainda a mais importante reserva de água doce de São Paulo e do Paraná.

Radiobrás, 10/08/2007

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.