VOLTAR

Campanha por renda básica para famílias enfrentarem coronavírus já soma 440 mil assinaturas

Alma Preta - https://www.almapreta.com/
Autor: Simone Freire
24 de Mar de 2020

Iniciativa questiona medidas até então anunciadas pelo governo e defende que se dobre o número de brasileiros que teriam direito ao benefício

A campanha para a implementação do Renda Básica Emergencial para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade a enfrentar os efeitos negativos - sociais e econômicos - provocados pela pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, já passa de 440 mil assinaturas.

Iniciativa da sociedade civil, 51 organizações, entre elas, a Rede Brasileira de Renda Básica, o Nossas, a Coalizão Negra por Direitos, o Instituto Ethos e o INESC - a campanha foi lançada na sexta-feira (20).

A proposta reivindica que o governo alcance 77 milhões de brasileiros por seis meses com Renda Básica Emergencial. Este número é o dobro de pessoas e de tempo propostos até então pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, além de menos burocracia e mais dinheiro para as famílias. O valor reivindicado é de R$ 300,00 para cada membro, incluindo os adultos, mas também as crianças e os idosos.

A iniciativa significaria um investimento de cerca de R$ 20,5 bilhões por mês - apenas 0,28% do PIB, totalizando 1,68% pelos seis meses propostos. "Um valor baixo perto das riquezas que o Brasil gera, mas que pode fazer toda a diferença para a população nesse momento de crise", sinaliza trecho do documento divulgado pelas organizações.

A campanha "Renda Básica que Queremos" coleta as assinaturas por meio do site

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.