VOLTAR

Campanha defenderá as nascentes

Gazeta Digital
24 de Out de 2004

Campanha defenderá as nascentes

Índios, fazendeiros, governos, comerciantes e representantes da sociedade discutirão a partir de amanhã, em Canarana (MT), a campanha de defesa das nascentes e matas ciliares do Rio Xingu. Para o encontro Nascentes do Xingu, que vai até dia 27, são esperadas cerca de 250 pessoas, entre as quais 100 índios.

De acordo com o coordenador do Conselho Diretor do Instituto Sócio-Ambiental, Márcio Santilli, "a lógica desta campanha está fundamentada no reforço ao trabalho dos atores locais que vivem nessa bacia, porque é deles que depende o esforço de recuperação das matas ciliares".

A idéia da mobilização partiu das lideranças do Parque Nacional do Xingu, um dos maiores símbolos da diversidade biológica e cultural do Brasil, que está ameaçado por causa dos desmatamentos e queimadas da região. Com a destruição das matas que protegem as margens do rio, várias nascentes já secaram. A capacidade produtiva e a qualidade de vida da população de 31 municípios do norte do Mato Grosso, também estão ameaçadas com a situação.
Santilli explicou que essa região foi ocupada nos anos 40 pela pecuária e dez anos depois a atividade se estendeu, devido a uma série de incentivos do governo.
Autor: Shaiana Campeio

Gazeta Digital, 24/10/2004

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.