VOLTAR

Campanha de vacinação termina na próxima sexta

Folha BV - http://www.folhabv.com.br/
13 de Set de 2011

Faltam poucos dias para terminar a campanha de vacinação contra sarampo. O prazo para os pais ou responsáveis levarem os filhos a partir de 12 meses a seis anos de idade para vacinar acaba nesta sexta-feira (16), em todos os postos de saúde do país. A meta em Roraima é de imunizar 57.869 crianças.

Em quase um mês de sensibilização, Roraima já aplicou 30.778 doses na população-alvo, o que representa 53,19%. Até esta segunda-feira, 12, apenas dois dos 15 municípios roraimenses ultrapassaram a meta de imunizar 95% das suas crianças: Caracaraí (108,63%) e Mucajaí (97,44%).

Há muitos lugares que precisam intensificar a ação vacinal. Um dos municípios que registram menores índices de cobertura vacinal são os municípios de Uiramutã (4,41%), Pacaraima (19,64%) e Normandia (21,96%). Os três municípios estão dentro ou fazem limite com terras indígenas.

Mas os dados ainda faltam ser fechados, como a cobertura feita pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nas áreas indígenas. O prazo para informar no sistema é até dia 14 de setembro.

Segundo Karla Guimarães, coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Roraima, a campanha ainda pode ser melhor, pois o período estipulado para a mobilização de vacinação é superior a 30 dias, um fator que contribui para que ninguém do grupo prioritário fique de fora.

Karla informou ainda que até o momento não recebeu nenhum comunicado do Ministério da Saúde para prorrogar a vacinação. Ela acrescentou também que o PNI procura oferecer o maior apoio às equipes de imunizações dentro das suas possibilidades. "O maior desafio é chegar a lugares de difícil acesso", disse.

PÓLIO

O lançamento dos dados sobre a quantidade de doses aplicadas no Estado de Roraima contra a paralisia infantil também encerra junto com o da tríplice viral (sarampo, rubéola e parotidite - caxumba), dia 16 de setembro. Dos 15 municípios, apenas cinco atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Os demais estão realizando a busca ativa.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=115962

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.