VOLTAR

Campanha de Vacinação Indígena das Américas beneficia cinco aldeias no Amapá

Radiobrás-Brasília-DF
11 de Abr de 2005

Cinco aldeias do Amapá fazem parte do mapa de ação da equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que está no interior do estado realizando a Campanha de Vacinação Indígena das Américas, desenvolvida pela Organização Pan-Americana de Saúde e pelo Ministério da Saúde. As aldeias são: Cumarumã, Cumenê e Uaçá (Oiapoque), Aramirã (Pedra Branca do Amaparí) e Missão Tirió, no Parque Montanhas do Tumucumac. A campanha teve início sábado dia e se estenderá até o dia 25 deste mês.

Trinta e seis técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e 88 agentes de saúde foram enviados às comunidades indígenas. Segundo a técnica de enfermagem da Funasa no Amapá Emília Seabra, a meta é atingir 95% de cobertura na vacina multidose e 100% na dose única.

"Para cumprir a meta, teremos que vencer as dificuldades de acesso. As aldeias estão localizadas em áreas distantes e, com as fortes chuvas que estão caindo na região, o deslocamento da equipe fica ainda mais difícil", afirmou Emília Seabra. Ela disse, no entanto, que a equipe vai se empenhar "para levar a saúde através da vacina aos povos da floresta".

De acordo com dados da Funasa, aproximadamente oito mil índios serão atendidos no Amapá. A prioridade é vacinar mulheres em idade fértil e as crianças. A campanha de vacinação visa prevenir várias doenças, entre elas a poliomielite, a difteria, o tétano, a tuberculose, a febre amarela e o sarampo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.