VOLTAR

Campanha de vacinação de povos indígenas

Agência Saúde-Rio Branco-AC
23 de Mar de 2005

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, prepara-se para dar início, no dia quatro de abril, à Semana de Vacinação nas Américas. A campanha de imunização vai priorizar crianças de zero a quatro anos de idade, mulheres em idade fértil e gestantes com as vacinas do esquema básico de vacinação para os povos indígenas no Brasil. O evento vai até o dia 30 de abril e conta com o apoio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (Cgpni) do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A semana será lançada, no dia 4, em Altamira no Pará. No dia 5, será aberta oficialmente pelo presidente da Funasa, Valdi Camarcio Bezerra, e pelo diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Alexandre Padilha, em Manaus (AM). A cobertura vacinal vai atender a 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) localizados em 12 estados.

A meta é imunizar 6.711 crianças indígenas, na faixa etária considerada prioritária e 7.510 mulheres em idade fértil. O trabalho das equipes de saúde vai alcançar 576 aldeias e 56 pólos-base, uma das referências de atendimento da Funasa voltada para os povos indígenas.

Para a construção das estratégias de operacionalização da ação de vacinação nos Dseis, foram considerados alguns critérios: distritos sem informação sobre cobertura vacinal; com baixas coberturas vacinais; com problemas de registro dos dados de vacinação; com ocorrência de doenças imunopreveníveis; de difícil acesso; e com uma ou apenas duas etapas de vacinação, no ano de 2004.

Os Dseis onde a vacinação será intensificada são: Alto Purus e Alto Juruá, no Acre; Altamira, no Pará; Yanomami, em Roraima; Alto Rio Negro e Alto Rio Solimões, em Manaus; Médio Rio Purus e Vale do Rio Javari, no Amazonas; Cuiabá e Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso; Tocantins (TO) e Mato Grosso do Sul (MS); Litoral Sul (SP); Bahia (BA), Pernambuco (PE), Minas Gerais e Espírito Santo (em Minas Gerais).

Esta é a terceira edição do evento, que priorizou, em anos anteriores, os municípios de fronteira. Em 2005, a Semana de Vacinação Indígena nas Américas vai contemplar a população aldeada, independentemente de residir ou não em áreas de fronteiras.

Números:
6.711 crianças indígenas entre zero e quatro anos serão imunizadas
7.500 mulheres indígenas em idade fértil receberão as vacinas
12 estados brasileiros receberão a cobertura vacinal em 18 Dseis
576 aldeias serão alcançadas pelo mutirão da saúde

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.