VOLTAR

Campanha #águapedeágua mobiliza sociedade para consumo consciente de água

Viaje Aqui - viajeaqui.abril.com.br
30 de Out de 2014

Campanha #águapedeágua mobiliza sociedade para consumo consciente de água
Iniciativa do Instituto Akatu tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem e colocarem em prática comportamentos que podem contribuir para economizar

por Suzana Camargo - Planeta Sustentável

A água é vital para a vida do ser humano. A falta dela pode acabar com a existência do homem e milhares de espécies de seres vivos no planeta. Mas atos simples, no nosso dia a dia, podem ajudar a economizar este recurso tão importante - mas finito - da natureza.
Para mobilizar a população sobre como utilizar de maneira eficiente e inteligente a água, o Instituto Akatu lançou a campanha #águapedeágua.
"A situação crítica de abastecimento em São Paulo nos mostra que a falta da água é uma possibilidade muito próxima - nessa cidade e no Brasil. E o que é possível fazer?", pergunta Helio Mattar, diretor-presidente da organização. "A campanha tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem e colocarem em prática comportamentos que podem contribuir para mudar esse cenário".
Na plataforma digital #águapedeágua, o internauta encontra uma série de dicas para economizar água. São sugestões simples como só lavar roupa com máquina cheia, lavar o quintal com balde e vassoura, não molhar as plantas com sol forte, checar vazamentos nas privadas e muito mais.
Além do site, foram produzidas várias peças pela agência de publicidade Taterka com o slogan Sem água somos todos miseráveis (uma delas é esta que ilustra esta notícia). Elas serão divulgadas nas redes sociais e nos meios de comunicação. Em cada peça, aparecerá um personagem ou produto que depende da água para ter utilidade, como a mangueira, o bebedouro e outros.
Estes mesmos objetos também foram transformados em instalações, que serão expostas em diversos lugares da capital paulista - Largo São Bento, Praças Patriarca e República, Campus da FAAP, no Conjunto Nacional (avenida Paulista), várias unidades do Senac, entre outros espaços.
A campanha #águapedeágua conta com o apoio de outras entidades do terceiro setor, entre elas o Instituto Socioambiental (ISA), The Nature Conservancy (TNC), Movimento Água para São Paulo, Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis.
"Cada organização que já trabalha com o tema contribui com a sua expertise de ação e faz com que as iniciativas ganhem escala e velocidade. O problema da água só pode ter alguma solução se trabalharmos juntos", afirma Mattar.
Segundo o Akatu, a iniciativa busca "desautomatizar" o consumo de água. Faça a sua parte também! Desligue a torneira, tome banhos mais curtos e espalhe por aí a hashtag #águapedeágua.

http://viajeaqui.abril.com.br/materias/campanha-aguapedeagua-mobiliza-s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.