VOLTAR

'Caminhada na Natureza' tem oitava edição na Serrinha

Diario do Vale -
Autor: Diario do Vale
01 de Ago de 2018

'Caminhada na Natureza' tem oitava edição na Serrinha
1 de agosto de 2018, 17:28 horas

População tem a chance de interagir com a natureza em caminhada privilegiada

Resende - A oitava edição do circuito "Caminhadas na Natureza", promovida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e a Anda Brasil (Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos), acontecerá no próximo dia 26 de agosto, domingo, a partir das 8h, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari, em Resende. A caminhada, que não tem limite de idade e pode ser feita em grupo ou individual, está com inscrições abertas até o próximo dia 24 de agosto.

Conforme a programação, os inscritos sairão às 9h da Praça da Serrinha, localizada ao lado da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, em direção ao trutário, com parada no local e na cervejaria artesanal. Após visita aos dois estabelecimentos, a caminhada seguirá em direção a Trilha do Tatu, que tem aproximadamente 490 metros de extensão até chegar ao Camping Clube do Brasil. O destino final dos participantes será o Poço das Esmeraldas, um dos pontos turísticos mais bonitos e procurados da Serrinha.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, a iniciativa visa promover a contemplação da natureza, a valorização do campo, a integração social e o incentivo à melhoria da qualidade de vida dos participantes.

- Esta caminhada, além de levar os participantes a locais de muita beleza, muitas vezes desconhecidos dos resendenses, também representa uma grande oportunidade de confraternização entre as pessoas e de inclusão social. Por isso estamos convidando a todos para participar, sejam eles jovens, adultos, idosos, crianças ou pessoas com deficiências. Todos serão muito bem-vindos" - disse o secretário.

Durante a caminhada na Serrinha, três postos de controle funcionarão como apoio aos participantes, que receberão mapas com o percurso a ser realizado e serão acompanhados por monitores locais durante todo o evento.

No Posto 1, localizado na Praça Central, os participantes, além de preencher uma ficha de inscrição, também receberão um cartão de participação, com controles de saída e chegada. Nele estarão também disponíveis as informações sobre o circuito. Já nos Postos 2 e 3, dispostos em pontos estratégicos, os participantes receberão carimbos que comprovam sua passagem pelo local.

O que usar

A organização do evento orienta os participantes a utilizarem, para seu conforto e segurança, um bom calçado com sola antiderrapante, calça comprida para proteger contra insetos e protetor solar. Também é recomendado ir com roupa de banho e, se possível, levar capa impermeável leve, para caso de chuva. Além disso, também é recomendado levar mochilas ao invés de bolsas de mão, agasalho, lanche e sacos plásticos para armazenar o lixo.

As "Caminhadas na Natureza", credenciadas pelo IVV (Federação Internacional de Esportes Populares), são praticadas por 16 milhões de caminhantes distribuídos por 39 países, em mais de seis mil circuitos. Em Resende, já foram realizadas sete edições da Caminhada, todas elas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari.

https://diariodovale.com.br/esporte/caminhada-na-natureza-tem-oitava-ed…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.