VOLTAR

CAMBIO DE RUTA: OPERAÇÃO DA PCRR COMBATE TRÁFICO DE DROGAS EM RORAIMA

Roraima em foco - https://roraimaemfoco.com
29 de Ago de 2023

Publicado em 29 de agosto de 2023 às 09:57:36

Na manhã desta segunda-feira, 28, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) deflagrou a segunda fase da operação "Cambio de Ruta" (traduzido do espanhol, que significa mudança de rota), visando combater o tráfico de drogas no Estado. Coordenada pela DRE (Delegacia de Repressão à Entorpecentes) e pelo Denarc (Departamento de Narcóticos), a ação visou o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão.

Essa operação é resultado do desdobramento de uma investigação que teve início após a apreensão de 320 quilos de drogas, um avião monomotor e um veículo, no início do mês de junho deste ano. Naquela ocasião, a Polícia Civil identificou uma organização criminosa utilizando uma pista clandestina em uma fazenda arrendada e usada como entreposto de armazenamento de drogas. A investigação levou a esta segunda fase da operação, realizada em Rorainópolis e Boa Vista.

A Delegada Titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, coordenou a operação, que busca desarticular um grupo de traficantes com atuação em Roraima. A ação faz parte de um esforço conjunto entre a Polícia Civil, o Ministério Público e o Judiciário Estadual, que emitiram mandados de busca e de prisão.

A operação Cambio de Ruta, segundo a delegada Francilene de Vargas, tem grande significado para a região, uma vez que coloca Roraima no mapa das grandes apreensões de drogas no país. Nos primeiros seis meses de 2023, a Polícia Civil de Roraima já apreendeu mais de meia tonelada de entorpecentes. Somando-se às apreensões realizadas pela FICOO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), as apreensões chegam a quase quatro toneladas de drogas no Estado. A FICCO é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal.

Para a delegada, essa mudança de cenário ultrapassa as expectativas locais de segurança, visto que apreensões dessa magnitude costumavam ocorrer em estados mais populosos.

"Percebemos que com a desintrusão de garimpeiros das Terra Indígenas Yanomami, as organizações criminosas têm mantido uma logística constituída por aeronaves, pessoal especializado e forte segurança, com uma mudança de rota para, assim atuar no tráfico de drogas, com grandes carregamentos", disse a delegada.

Ela explica que com o resultado da primeira fase da operação, as equipes da DRE e Denarc trabalharam ao longo dos meses na identificação e individualização da conduta dos envolvidos desta prática criminosa, tendo o desfecho se iniciado nesta segunda-feira.

Prisões

A ação ocorreu na Vila do Equador e na sede de Rorainópolis e em quatro bairros de Boa Vista.

Em Rorainópolis, as ações resultaram na prisão em flagrante de dois homens por posse e porte ilegal de armas de fogo. Também foram apreendidas quatro espingardas, sendo uma de calibre 16, duas de calibre 20 e um rifle CBC, Modelo 7022, com dois carregadores, vazios, calibre 22 LR, com a numeração suprimida, 07 cartuchos calibre 20 intactos, dois cartuchos calibre 16 e um de 20 deflagrados, além de um GPS e anotações.
O gerente da fazenda, de 62 anos, admitiu ser o dono de uma arma de fogo e contra ele foi lavrado um APF por crime de posse irregular de arma de fogo, sendo arbitrada fiança.

O caseiro da fazenda, de 34 anos, admitiu ser dono das outras três espingardas. Contra ele, foi lavrado um APF por posse irregular de arma de fogo de uso restrito e, também, o agravante de ter rifle com numeração suprimida que, neste caso, não é afiançável.

Em Boa Vista foram cumpridos os mandados de busca e apreensão e uma pessoa procurada teve sua prisão cumprida. Um venezuelano de 32 anos, foi preso em Boa Vista. Ele é um dos principais alvos desta operação. As investigações apontam que o homem ostentava uma vida luxuosa, com imóveis avaliados em milhões, veículos de grande porte, que não condizem com sua renda. Também foram apreendidos em Boa Vista quatro veículos, um jet ski e joias.

O caseiro da fazenda será apresentado na Audiência de Custódia em Rorainópolis. O venezuelano será apresentado na Audiência de Custódia em Boa Vista, nesta terça-feira, 29.

"Essa operação terá continuidade e teremos outros desfechos. Desde que passamos a monitorar possíveis rotas, mapeando pistas de pouso clandestinas de aeronaves, aumentaram circunstancialmente as apreensões de drogas em ações da Polícia Civil em Roraima. Somadas as últimas grandes apreensões, sendo uma em dezembro, outra em junho e outra em agosto, chegamos a uma tonelada de drogas apreendidas somente pela Polícia Civil de Roraima em um espaço de tempo de menos de um ano. Creditamos o êxito destas ações ao empenho, compromisso e comprometimento de toda a equipe e o apoio que recebemos do Governo de Roraima, através da Delegacia Geral e do Denarc, que vêm prestando total apoio com investimentos e ações voltadas ao combate ao tráfico de drogas em Roraima" destacou a Delegada Francilene.

https://roraimaemfoco.com/cambio-de-ruta-operacao-da-pcrr-combate-trafi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.