VOLTAR

Câmara entrega moções a lideranças indígenas em comemoração ao Dia do Índio

Jornal Agora MS agorams.com.br
18 de Abr de 2017

Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, a Câmara de Dourados entregou moções honrosas para representantes das etnias Terena, Kaiowá e Guarani, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (17). Na ocasião eles usaram a tribuna livre para falarem sobre os problemas e melhorias para a comunidade.

A sessão ordinária começou com a fala do líder indígena Silvano Duarte, que apresentou a situação sobre a segurança pública nas aldeias. "O tráfico está crescendo e não conseguimos combater. Precisamos que o poder público nos ajude", comentou.

Ele ainda apontou que as aldeias estão sendo usadas como ponto de armazenamento e distribuição de entorpecentes. Na área da educação, Tiago Fernandes Soares, acadêmico do 3o ano de Direito na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), ressaltou as dificuldades da permanência dos indígenas nas universidades e também do distanciamento e falta de intimidade com a política. "Gostaríamos que o Legislativo criasse programas para o indígena aprender sobre política, dentro da Casa de Leis", sugeriu.

A saúde e educação também foram temas discutidos durante a tribuna livre. Eles reclamaram da falta de atendimento humanizado para os povos indígenas. "Vivemos excluídos, esquecidos, ausentes dos planos de governo, mas ainda somos um povo que resiste", apontou Fernando Souza, que discorreu sobre a saúde indígena em Dourados.

"Estamos na semana dos povos indígenas, mas pouco temos que comemorar, porque ainda há uma carência muito grande em relação ao nosso povo", frisou a professora Cristiane Machado, moradora da Aldeia Jaguapiru e representante do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena.
Os vereadores Cirilo Ramão (PMDB), Madson Valente (DEM), Daniela Hall (PSD), Braz Melo (PSC), Alan Guedes (DEM), Pedro Pepa (DEM), Olavo Sul (PEN), Sergio Nogueira (PSDB) e Junior Rodrigues (PR) usaram a tribuna livre para discutir as melhorias para a comunidade indígena douradense.
"Quarta é Dia do Índio e a homenagem desta Casa será o nosso trabalho. Já conseguimos a limpeza da Vila Olímpica e também fiquei sabendo que várias estradas estão sendo restauradas. Estamos avançando, mas ainda há muito para fazer", comentou a presidente da Casa, Daniela Hall.

Aprovados

Durante a sessão foi aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei no 009/2017, de autoria do vereador Cido Medeiros (DEM), que pede a permanência de ambulâncias em locais de realização de provas para vestibular, seleção, concursos e eventos similares.

Em primeira discussão, foi aprovado Projeto de Lei no 036/2017, da Mesa Diretora, que concede reajuste geral de vencimentos aos servidores da Câmara Municipal de Dourados.

Também o Projeto de Lei no 027/2017 que garante espaço para associação de moradores em eventos promovidos pelo Poder Público. A autoria foi do vereador Alan Guedes.

Em única votação, foi aprovado título de cidadão douradense a Francisco Terto de Oliveira, um Projeto de Decreto Legislativo no 005/2017 de autoria do vereador Junior Rodrigues.

De autoria do vereador Cirilo Ramão, o projeto regulamenta o uso de espaços públicos por profissionais de educação física para fins de orientação e treinamento de atividades esportivas em grupo.

http://www.agorams.com.br/jornal/2017/04/camara-entrega-mocoes-a-lidera…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.