Agência Câmara - http://www2.camara.leg.br/
Autor: Eduardo Piovesan
12 de Jun de 2013
O Plenário aprovou o requerimento do Psol e criou uma comissão externa para acompanhar a reintegração de posse e demarcações em áreas em litígio ou conflitos em todo o território nacional. O pedido original referia-se somente ao Mato Grosso do Sul, mas os deputados aprovaram a ampliação dos objetivos, proposta pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).
O requerimento foi aprovado em votação simbólica.
No dia 30 de maio, uma tentativa de reintegração de posse contra indígenas que ocupam uma fazenda no município de Sidrolândia (MS) terminou com a morte do índio terena Osiel Gabriel. Em 4 de junho, outro índio foi baleado na região.
O acirramento da tensão levou o governo estadual a pedir o envio da Força Nacional de Segurança para a área. Desde o dia 5, 110 homens da tropa federal estão na região.
Na discussão da matéria, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que acabou de receber notícia de que outro índio foi assassinado na região.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/444861-CAMAR…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.