VOLTAR

Câmara aprova emendas à lei das florestas

O Globo, O País, p. 11
08 de Fev de 2006

Câmara aprova emendas à lei das florestas
Presidente ainda pode vetar artigo criticado pelo governo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 221 votos a 199, as emendas incluídas pelo Senado no projeto que cria a Lei de Gestão das Florestas Públicas. 0 texto vai agora à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 0 governo tentou, sem sucesso, derrubar a emenda que determina que toda área destinada a concessão superior a 2.500 hectares seja aprovada previamente pelo Congresso Nacional.
Nessa questão, o Ministério do Meio Ambiente foi derrotado. Mas o vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS), anunciou que vai recomendar a Lula que vete esse artigo da lei.
0 diretor de Florestas do ministério, Tasso Azevedo, afirmou que a necessidade de aprovação pelo Congresso vai burocratizar o processo e tornar sua implementação mais difícil.
0 projeto cria o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) na estrutura do Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF). Além do governo, entidades ambientalistas fizeram oposição a emendas aprovadas no Senado. As organizações não-governamentais WWF (World Wide Foundation) e Greenpeace acreditam que as alterações podem desvirtuar a proposta original. Uma delas foi a que incluiu vários ministérios no comitê gestor das florestas. No texto original, o conselho-era integrado apenas pelo do Meio Ambiente.

O Globo, 08/02/2006, O País, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.