VOLTAR

Calha Norte precisa ser fortalecido

A Critica, Cidades, p.A8
07 de Mar de 2004

Calha Norte precisa ser fortalecido
OPINIÃO É DO SENADOR ROMEU TUMA, QUE VISITOU A CIDADE PARA COLETAR DADOS

ANWAR ASSI
DA EQUIPE DE A CRITICA
O projeto Calha Norte precisa funcionar em sua capacidade total para poder dar suporte a Polícia Federal (PF), manter a segurança nas áreas abrangidas pelo programa de ameaças como a do tráfico de drogas, da exploração ilegal de nossas riquezas e da infiltração de guerrilheiros vindos da ,Colômbia, no País. A opinião foi expressada ontem pelo ex-chefe da PF, senador Romeu Tuma (PFL/SP), durante sua visita a Manaus, onde esteve a serviço do Senado para coletar dados sobre questões ligadas a segurança da região amazônica.
Segundo Tuma, para que o Calha Norte seja fortalecido, é necessária que, o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, libere sem contigenciamento, o dinheiro previsto para o programa, conforme ele, de R$ 800 milhões. Para o senador, a Polícia Federal tem feito um bom trabalho ao longo da fronteira com os países vizinhos do Brasil.
Como exemplo, ele cita, a realização da Operação Cobra a qual foi deslanchada em 2000 com vistas à proteção da Amazônia. "Ela trouxe bons resultados, já que tem impedido a passagem de guerrilheiros, além de ter sido feitas várias apreensões de drogas e entorpecentes", afirma.
"Procuramos sempre nos aperfeiçoar. Trabalhamos para que não se translade para o lado brasileiro os problemas colombianos", diz Mauro Sposito, Coordenador de Operações de Fronteiras da PF.
0 Programa Calha Norte foi criado em 1985, na época do Governo do presidente José Sarney, com o objetivo de aumentar a presença do poder público em uma região que engloba mais de 70 municípios, em quatro Estados do Norte: Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Com a atuação do Governo Federal nestas áreas, feita por meio das Forças Armadas e da PF, espera-se também que o risco de internacionalização da Amazônia seja afastada de vez, já que o projeto prevê apoio aos habitantes da região.

A Crítica, 07/03/2004, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.