VOLTAR

Caldeirão Ambiental

Quarteirão Paulista, n. 21, jan-fev 2007, p. 14-15
28 de Fev de 2007

Caldeirão Ambiental
Conheça alguns fatos importantes, principais órgãos oficiais, organizações não-governamentais e fontes de informação sobre o meio ambiente

1968
Criação do Clube de Roma: com a preocupação cada vez maior com a preservação do meio ambiente, vários países se reuniram para debater a questão nesse evento, na Itália. Cerca de 30 especialistas de várias áreas do conhecimento, de vários países, discutiram o assunto. No mesmo ano uma delegação da Suécia, na ONU, chama a atenção para a degradação ambiental.

1972
Na reunião de 1972, o Clube de Roma realizou o relatório "Os limites do crescimento", prevendo que se o crescimento econômico continuasse com o consumo de recursos naturais, no futuro haveria problemas sérios para a humanidade. No mesmo ano acontece a Conferência Internacional Sobre o Ambiente Humano, organizada pela ONU, em Estocolmo, na Suécia. Nesse momento a crise ambiental entrou definitivamente para a pauta das preocupações mundiais com a redação da Carta de Princípios sobre o ambiente, onde já se incluía a necessidade de realizar educação ambiental.

1977
Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental em Tibilisi, antiga URSS, foi um marco para a estruturação do setor.

1989
É criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

1992
Realização da Eco 92 - a Conferência Internacional da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento reuniu 170 países, no mês de junho, no Rio de Janeiro. Foi um marco mundial e de grande importância para os movimentos ecológicos do Brasil. Ali foi criada a Agenda 21: com bases para a consolidação do desenvolvimento sustentável, o que significa atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações. Em outubro do mesmo ano foi criado o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para estruturar a política ambiental no Brasil.

1997
Criação do Protocolo de Quioto, que propõe a redução das emissões dos gases de efeito estufa, causadoras do aquecimento global. Determinou-se que os países desenvolvidos devem reduzir as emissões de poluentes em ao menos 5,2% até o ano de 2012 (considerando os níveis de emissões de 1990). Os Estados Unidos, país que mais emite gases poluentes, não assinaram o acordo.

Greenpeace
www.greenpeace.org.br
Entidade sem fins lucrativos que tem como princípios: a prática do "testemunho ocular"; ser adepto da não-violência, não recuando ao defender suas causas; a atuação de ativistas que se colocam pessoalmente como barreira ao dano ambiental; ser independente financeiramente de empresas, governos e partidos políticos; atua internacionalmente, já que as ameaças ao meio ambiente não têm fronteiras; não estabelece alianças com partidos e não tomar posições políticas, exceto no que diz respeito à proteção do meio ambiente e da paz. Telefone em São Paulo: (11) 3035-1155.

Fundação SOS Mata Atlântica
www.sosma.org.br
Entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, criada em 1986. Tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado. Também realiza o projeto Florestas do Futuro (www.florestasdofuturo.org.br), em que é feito o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica para ajudar no processo de neutralização de carbono. Ainda entre outros, realiza importante trabalho de educação ambiental e monitoramento de rios, principalmente do Tietê, com o projeto "Rede das Águas - União Pró-Tietê", mais detalhes em www.rededasaguas.org.br. O telefone da SOS: (11) 3055-7888.

Conservação Internacional
www.conservation.org.br
A missão da Conservação Internacional (CI) é preservar a biodiversidade global e demonstrar que as sociedades humanas podem viver em harmonia com a natureza. É uma organização privada, sem fins lucrativos, dedicada à conservação e utilização sustentada da biodiversidade, tendo projetos na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e para ecossistemas marinhos. Contato principal em Belo Horizonte, pelo telefone (31) 3261-3889

Rede WWF Brasil
www.wwf.org.br
Organização internacional que no Brasil é dedicada à conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais. Tem projetos na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e em vários outros lugares pelo país. É ligada à rede WWF mundial, que desde 1961 atua em mais de 100 países.
Escritório em São Paulo: (11) 3073-0177.

Instituto Socioambiental
www.socioambiental.org
Atende a várias questões referentes ao desenvolvimento social e ao meio ambiente. É o que melhor estuda a situação dos mananciais que fornecem água para a Região Metropolitana de São Paulo. Precisa de voluntários e de contribuições financeiras. Contato em São Paulo: (11) 3515-8900.

Quarteirão Paulista, n. 21, jan-fev 2007, p. 14-15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.