VOLTAR

Caiuás têm até amanhã para deixar fazenda no sul

Campo Grande News -MS
Autor: Gilmar Lisboa
21 de Jan de 2002

A juiza substituta Janete Lima Miguel, da Justiça Federal em Dourados, deu prazo até amanhã para que os 300 índios Caiuás que vivem desde 98 na Fazenda Fronteira, em Antonio João, no sul do Estado, deixem a propriedade de forma espontânea. Vencido o prazo, a Polícia Federal está autorizada a intervir e, se possível, tirar os índios a força da fazenda, pertencente ao prefeito de Antonio João, Dácio Queiroz (PMDB).
A decisão da Justiça de Dourados respalda despacho do juiz substituto do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, de São Paulo, Gilberto Jordan, que acatou, na última semana, solicitação nesse sentido feita através de agravo regimental pelo advogado de Queiroz, Guilhermo Salazar.
A medida de Jordan anula a decisão anterior do próprio juiz, concedida no dia 11 de janeiro, que suspendeu uma primeira reintegração de posse decidida pela Justiça e manteve os índios na área a pedido da Funai

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.