VOLTAR

Caiovás e terenas bloqueiam BR-163 em MS

OESP, Nacional, p. A10
07 de Nov de 2006

Caiovás e terenas bloqueiam BR-163 em MS
Protesto de 12 horas fecha acesso entre Campo Grande e Cuiabá; índios reivindicam terras

João Naves

Cerca de 600 índios caiovás e terenas bloquearam ontem durante 12 horas a BR-163 - única ligação entre Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). O congestionamento chegou a 15 quilômetros, nos dois sentidos. Na longa fila, havia caminhões carregados de produtos perecíveis. Apenas o tráfego de ambulâncias era liberado.

O bloqueio, iniciado às 4 horas, atingiu dois pontos da estrada, a cerca de 10 quilômetros do centro de Campo Grande. Os manifestantes reivindicam terras situadas entre os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, num total de 17 mil hectares. 'Já esperamos há três anos uma solução a nosso favor. Chega, acabou a paciência', disse um dos líderes do protesto, o cacique Ageu Reginaldo.

A área reivindicada pelos índios está dividida em 32 propriedades rurais de pequenos fazendeiros. Desse total, 7 foram ocupadas por 100 famílias de índios em março deste ano - eles se basearam em laudo antropológico que aponta que as terras são de origem indígena. O local é vizinho da Aldeia Buriti, onde vivem 3 mil índios em pouco mais de 2 mil hectares.

Em julgamento de primeira instância, o juiz federal Odilon de Oliveira, de Campo Grande, deu ganho de causa aos fazendeiros. O Tribunal Regional Federal (TRF) em São Paulo tomará a decisão final.

Os índios aceitaram desbloquear a rodovia depois que o Ministério Público Federal marcou uma reunião para hoje na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande.

OESP, 07/11/2006, Nacional, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.