VOLTAR

Caingangues estão ligados à internet

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro - RJ
Autor: Tina Braga
25 de Nov de 2000

A Escola Básica Cacique Vanhkrê, a primeira do Brasil a funcionar dentro de uma reserva indígena, foi ligada ontem à rede mundial de computadores, a internet. Inaugurada no mês de abril passado, a escola recebeu do governo de Santa Catarina cerca de dez computadores para o ensino de 460 índios Kaingang que estão matriculados nos cursos de ensino médio e fundamental.

Instalada dentro da reserva indígena Xapecó, localizada no interior do município de Ipuaçu, região oeste de Santa Catarina, a Escola Cacique Vanhkrê passou a dispor também de um site (www.caciquevanhkre.rct.sc.br) para a divulgação da cultura e dos trabalhos realizados pelos Kaingang.

A inauguração do endereço eletrônico dos Kaingang na internet foi feita pelo governador Espiridião Amin (PPB) e o cacique Orides Belino da Silva, que entraram na rede por volta da 16h de ontem. "Foi emocionante, principalmente pela rapidez com que o computador leva e a traz informação", afirmou o líder dos Kaingang. Já o governador Espiridião Amin salientou que a ligação da escola à internet permitirá "a construção da cidadania indígena por meio da informação".

A Escola Cacique Vanhkrê está interligada à Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia - 2 (RCT - 2), emissora de televisão educativa do governo estadual. A interligação possibilita a transmissão de dados por meio do sistema de rádio local, já que a região não conta com rede de cabos de fibra ótica. A RCT - 2 atende atualmente cerca de 2 milhões de catarinenses, que correspondem a cerca de 40% da população do estado.

Os índios matriculados na Cacique Vanhkrê recebem aulas de português, kaingang, técnicas agrícolas e demais disciplinas que compões os currículos dos ensinos fundamental e médio. A escola está situada dentro de um complexo educacional que inclui ginásio de esporte e centro cultural, construídos em forma de tatu e cágado, respectivamente. As salas de aula têm o formato das ocas onde os índios vivem.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.