VOLTAR

Caingangue

Correio do Povo - Porto Alegre - RS
22 de Mai de 2001

Os 280 agricultores e índios caingangues da Reserva da Serrinha, em Ronda Alta, aguardam para hoje uma nova proposta do governo do Estado e da Funai, que agilize o reassentamento e a indenização. Enquanto isso, eles prometem manter duas barreiras sobre a RS 324, que impede o tráfego de veículos entre o Norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.
Desde domingo a chuva impede a utilização de desvios por estradas vicinais e provoca a aglomeração de caminhões em Ronda Alta e Nonoai, principalmente em postos de combustíveis nas margens da rodovia. Mesmo que os manifestantes afirmem que a situação é calma nas barreiras, um motorista que conseguiu furar a obstrução feita pelos brancos,no domingo, foi parado na dos caingangues. Ele foi detido e, mais tarde, teve que retornar.
Na reunião de hoje, em Alto Recreio, os colonos querem uma resposta sobre a reivindicação feita na sexta-feira passada, exigindo que arrendatários de áreas na Serrinha também tenham direito a reassentamentos. Os manifestantes querem que a mesma medida seja tomada com os filhos de colonos que já plantavam nas terras de seus pais

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.