VOLTAR

Caigangues retornam a Serrinha

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
24 de Mar de 2002

Metade das terras indígenas da Serrinha, no Alto Médio Uruguai, já foi devolvida aos caingangues. No local, onde as terras foram demarcadas em 1911, ocorreu investimento do governo estadual, desde 1999, de cerca de R$ 15,838 milhões na retirada de 481 famílias de agricultores. Até o final do ano, serão investidos R$ 18 milhões para a conclusão de reassentamentos e indenizações dos agricultores habitantes da região.
A previsão do Gabinete de Reforma Agrária, que faz o cadastramento e colocação dessas pessoas, é de que sejam reassentadas cerca de 250 famílias e outras 200 sejam indenizadas ainda em 2002. O governo vem atuando há três anos em quatro regiões tradicionais de ocupação indígena: Serrinha, Monte Caseiros, Ventarra e Nonoai. Os colonos são cadastrados no Programa de Reassentamento de Agricultores Residentes em Áreas Indígenas, optando pelo reassentamento em nova área ou pela indenização. Já foram concluídos 352 reassentamentos e 190 indenizações.

Como os trabalhos estão praticamente concluídos em Ventarra e Monte Caseiros, 'este ano vamos concentrar forças em Nonoai e especialmente em Serrinha', disse o secretário substituto de Reforma Agrária, Isaías Vedovatto. Até este mês, foram devolvidos 5.870 hectares aos índios e retiradas 481 famílias da Serrinha, confirmou o diretor do Departamento da Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mozart
Artur Dietrich

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.