VOLTAR

Caiapós estão contaminados

Correio Braziliense, Brasília - DF
30 de Out de 1992

O professor Antônio Carneiro Barbosa, do Departamento de Química da UNB, denunciou ontem, durante o 32 Congresso Brasileiro de Química, em Belém, que a maioria dos índios kayapó, do Pará, está contaminada por mercúrio. O metal é usado nos garimpos de ouro que funcionam dentro da reserva indígena. Carneiro informou que o mercúrio chega aos índios por intermédio dos peixes do rio Fresco, que passa pela reserva.
Geraldo de Assis Guimarães, professor da Universidade Federal do Pará, aproveitou a ocasião para alertar sobre a possibilidade de acontecer um desastre semelhante ao da baía de Minamata, no Japão, em que vária crianças nasceram com deformação por conta da contaminação por mercúrio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.