VOLTAR

Caiapós declaram guerra contra o Ibama

Folha de São Paulo (São Paulo - SP)
Autor: Abnor Gondin
21 de Ago de 1993

Indígenas Kayapó, da aldeia Gorotire, no sul do Pará, não querem que a Funai entre em sua aldeia e ameaçam iniciar uma guerra, caso os funcionários entrem sem autorização.

A Funai quer entrar na aldeia para impedir a retirada de mogno, que foi extraído ilegalmente da reserva. Indígenas da aldeia Gorotire citam o ocorrido com os Kayapó das aldeias Pukany e Kubenkókre; que tiveram 5 mil toras de mogno apreendidas. Consideram que houve desrespeito e invasão a essas aldeias por parte do Ibama e de uma equipe de jornalismo.

Notícia diz ainda que os Kayapó obtêm dinheiro por meio de contratos com garimpeiros e madeireiros e que são temidos desde a década de 80.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.