VOLTAR

Cai índice de doenças entre índios

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Renata Brasileiro
04 de Mar de 2005

Presidente da Funasa teve reunião com técnicos no Acre

"Foi um ano de sucesso para a saúde indígena", disse na manhã de ontem o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Luiz Alberto Fernandes, ao iniciar a apresentação do balanço das atividades realizadas no ano passado com as populações indígenas do Estado.

Mais de 70 aldeias distribuídas nos municípios foram atendidas mensalmente - durante todo o ano - por equipes multidisciplinares de saúde indígena, segundo ele.

O acompanhamento resultou numa queda significativa dos casos mais comuns de doenças entre essas populações, que são dermatoses, infecções respiratórias e diarréia.

Segundo o presidente, o órgão ainda está trabalhando no fechamento do gráfico que indica em números a queda de doenças entre os índios.

Mas adianta que: "Tudo o que foi feito por essas aldeias no ano passado superou todas as expectativas da fundação. Isso porque estávamos com um quadro reduzido e com poucos investimentos nessa área", destaca o presidente.

Ele atribui grande parte do sucesso ao Ministério da Saúde, que por intermédio da Funasa assumiu a responsabilidade de estruturar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1999.

Desde então, os atendimentos realizados pelo órgão através de distritos sanitários especiais vêm ganhando uma progressão.

No Acre, há dois distritos, o Alto Purus, com sede em Rio Branco - que atende seis municípios vizinhos - e Alto Juruá, com sede em Cruzeiro do Sul.

"É importante reconhecer que esse atendimento refere-se às ações básicas de saúde e acontece em acordo com as possibilidades econômicas dos municípios", completa.

Semana Americana de Vacinação

No próximo mês, a Funasa trabalhará a Semana Americana de Vacinação, que acontecerá em Santa Rosa e Manoel Urbano. A atividade está entre outras que serão desenvolvidas com o cunho de imunizar os índios e trata-los de alguma enfermidade

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.