VOLTAR

CAFI - Lideranças recebem treinamento em política

Coiab - www.coiab.com.br
25 de Jun de 2008

A COIAB realizou, por meio do Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI), dos dias 8 a 15 de junho, na sede do Fórum Paiter Suruí, localizado na cidade de Cacoal, em Rondônia, o "Curso Modular de Formação de Lideranças Indígenas de Caráter Regional". Trinta lideranças vinculadas às organizações de base da COIAB dos estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas participaram do treinamento, realizado em parceria com Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e The Nature Conservancy (TNC).

"Há muitos anos brigávamos com arco e flecha, agora temos que ter conhecimento e tecnologia em mãos, por isto é enriquecedor que as lideranças indígenas aprendam a lidar com questões da nossa atualidade", avalia o vice-coordenador da COIAB, Marcos Apurinã, um dos participantes do curso.

As aulas são compostas por três módulos: política, administração e finanças. Cada etapa terá a duração de uma semana e será oferecida separadamente com intervalos de dois meses entre um e outro. No primeiro módulo, realizado em Cacoal, foi abordado o aspecto político, com os temas: Estrutura e Funcionamento do Estado Brasileiro; Introdução às Histórias Indígenas e às Histórias dos Brancos; Panorama da História das Relações entre o Estado e os Povos Indígenas no Brasil, da Colônia à República; Política e Legislação Indigenista no Brasil: história e quadro atual; Política e Legislação Ambiental no Brasil; O Movimento Indígena no Brasil e a Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul Americana (IIRSA); e Conflitos Sócio-ambientais: Técnicas de Gestão e Negociação de Conflitos.

Ao final do curso, as lideranças fizeram um diagnóstico coletivo e participativo para formularem, conjuntamente, o conteúdo e a metodologia dos dois módulos seguintes - administrativo e financeiro. "Com isto, pretendemos ampliar a participação das lideranças no processo de concepção, definição e implementação do curso, atendendo assim aos anseios de formação no movimento indígena de forma participativa", explica o especialista em questões indígenas do IEB, Cloude de Souza.

O curso Modular de Caráter Regional do CAFI/COIAB difere dos cursos regulares de gestão etnoambiental e gestão de projetos oferecidos em Manaus (AM), desde 2006. "Os cursos regulares estão voltados para lideranças indígenas jovens com ensino médio, que não necessariamente fazem parte de organizações indígenas. O curso modular de caráter regional, por sua vez, está voltado para a formação das lideranças indígenas que atuam à frente das organizações indígenas, procurando assim atender às principais demandas regionais", explica Cloude.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.