VOLTAR

CAFI forma mais uma turma de novos guerreiros

Coiab - http://www.coiab.com.br/
04 de Mar de 2011

A noite de ontem foi muito especial para 14 jovens lideranças da Amazônia Brasileira.

A COIAB, através do Centro Amazônico de Formação Indígena, concluiu mais uma etapa da sua contribuição ao movimento indígena amazônico, com a formação de novos gestores de projetos que vão poder contribuir com suas comunidades para o fortalecimento de suas organizações.

Manaus - A celebração da Cerimônia de Formatura da 6ª turma do CAFI aconteceu em um clima de muita descontração. Os formandos estavam em uma alegria só. Também pudera, foi um semestre longe de suas famílias, convivendo com a diversidade cultural de tantos povos distintos, mas com o mesmo sonho em comum: Voltar para suas comunidades e multiplicarem o conhecimento adquirido, construindo mais do que projetos, planos coletivos de vida. Embora a distância do lar possa significar saudades, a amizade e o companheirismo dos novos amigos vão formando um laço que une essas jovens lideranças em uma aldeia maior, a grande aldeia mãe que é o movimento indígena amazônico.

O jeito tímido dos parentes quase conseguia esconder a emoção de todos, quando o Biraci Brasil Junior, do povo Yawanawá, fez a leitura de uma mensagem em nome da turma. "A saudade quase nos força a desistir, mas estamos aqui representando nossos povos".

O professor Gabriel da Costa, diretor do CAFI, emocionado agradece aos alunos por ajudarem na construção desse momento. "Obrigado a todos e todas pelo carinho, por entenderem que é importante a cobrança para chegarmos hoje aqui. Vocês estão de parabéns, não tenho como agradecer a vocês que representam tanto para mim e para o CAFI", se emociona o mestre.

Para Cláudio Pequeno, liderança do povo Apurinã, que conheceu bem os alunos do CAFI, esses jovens são guerreiros, pois são eles que vão contribuir de forma permanente em suas aldeias. "São os protagonistas de uma história muito bonita. Vieram com muitas expectativas e vontade de conhecimento. Levam em suas bagagens de vida uma responsabilidade em todos os aspectos. Fico muito feliz por essa formatura", diz.

O jovem gestor de projetos Elialdo Silva, do povo Ticuna, agradece aos companheiros pela ajuda nos momentos mais difíceis. "Eu sou muito grato aos meus parentes que conheci aqui, que me ajudaram a concluir o meu curso. Eu vou aprender mais, cada vez mais, meu objetivo é poder ajudar o meu povo", garante o guerreiro.

Enock Taurepang fala a respeito da oportunidade de conhecer novas técnicas, aprendendo a aperfeiçoar o nosso jeito de fazer política. "No CAFI não pensamos somente em nosso Estado. Mas como construir uma rede que possa atender a todos os povos. Todos que estamos aqui somos parentes, mas também muito diferentes enquanto povo. Só que a essência continua a mesma. Tem muito jovem na base que quer ter essa oportunidade de está aqui amostrando o seu potencial", lembra o Taurepang.

Para o líder do povo Bakairi, Marcelo Mayuka, o CAFI é uma escola de guerreiros. "Viemos aqui com o compromisso trazido das nossas bases, para levar mais conhecimento que nos ajudarão em projetos sustentáveis para as nossas comunidades" explica Mayuka.

Marcos Apurinã, coordenador Geral da COIAB, parabeniza a turma pelo ótimo desempenho no Curso e deseja que todos possam voltar para suas bases e multiplicar o que aprenderam, aliando os novos conhecimentos com os ensinamentos dos mais velhos, que são os detentores da sabedoria milenar dos povos indígenas. "Temos a certeza que vocês vão trabalhar nas suas organizações, para ajudarem os seus povos. O movimento Indígena vai se fortalecer cada vez mais com a participação de vocês".

Além das equipes do CAFI e da COIAB, a cerimônia contou com a participação de representantes do CIMI, da TNC e da SEDUC, entre outros convidados.

Leandro Ramos, representante da TNC - The Nature Conservance, uma das entidades que apoiam o Centro Amazônico - dá os parabéns aos alunos por acreditarem na proposta do CAFI e superarem as dificuldades. "A TNC acredita na proposta da COIAB e do CAFI na formação dessas lideranças, que vão poder levar conhecimento e informação para suas comunidades, ajudando na preservação da Amazônia e de seus povos".

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=698&tipo=N&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.