VOLTAR

Cadeia do carvão ilegal é alvo de operação do Ibama em MG e BA

OESP, Vida, p. A18
26 de Jul de 2011

Cadeia do carvão ilegal é alvo de operação do Ibama em MG e BA

A Operação Corcel Negro 2, ação conjunta entre Ibama, Ministérios Públicos e outros órgãos, começou na sexta-feira e embargou quatro siderúrgicas, aplicou R$ 56 milhões em multas, apreendeu mais de mil toneladas de ferro-gusa, 73 caminhões, 22 armas e prendeu 39 pessoas nos Estados de Minas Gerais e Bahia.
O objetivo da operação era desmontar a cadeia produtiva do carvão ilegal que vem dos biomas Caatinga e Cerrado. Os alvos foram empresas, agenciadores, transportadores e produtores de carvão sem autorização em 25 municípios da Bahia e Minas Gerais. Foram cumpridos 58 mandados de busca e apreensão.
Segundo o Ibama, algumas empresas do setor siderúrgico participavam ativamente do processo, "recebendo carvão retirado da natureza com documentação fraudada por empresas fantasmas e transportados por caminhoneiros e negociados por atravessadores".
Para Luciano de Menezes Evaristo, do Ibama, é preciso que as empresas produtoras de aço cobrem a responsabilidade socioambiental das guseiras, que devem plantar árvores para produção do seu próprio carvão.

OESP, 26/07/2011, Vida, p. A18

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110726/not_imp749861,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.