VOLTAR

Cadastro pode reduzir conflitos na zona rural

OESP, Nacional, p.A9
28 de Jan de 2004

Cadastro pode reduzir conflitos na zona rural
ROLDÃO ARRUDA
Os conflitos na zona rural do País podem diminuir com o recadastramento nacional de terras que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) começará a executar em março. Essa é a opinião do presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Antonio Ernesto De Salvo, que se reuniu ontem com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, para ouvir uma detalhada exposição sobre o novo cadastro.
"O Brasil tem uma história fundiária confusa", disse De Salvo. "Nas fronteiras agrícolas mais novas, que correspondem a quase metade do Brasil, ainda são freqüentes as dúvidas quanto a limites de propriedades e não são raros os casos de áreas com mais de um título de propriedade."
A CNA vai pedir às federações estaduais que facilitem o trabalho do Incra e estimule os fazendeiros a colaborar. "Ter informações confiáveis sobre a estrutura fundiária é de nosso total interesse", explicou. Numa referência à possibilidade de o principal alvo do governo ser localizar terras para a reforma agrária, o líder ruralista disse: "Podemos divergir quanto ao uso que o Incra fará dos dados. Mas não da proposta de levantá-los."
A execução do Cadastro Nacional de Terras, que foi projetado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, terá recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vai contar um sistema de identificação por satélite. Segundo informações do Incra, dos 850 milhões de hectares do território nacional, o Sistema Nacional de Cadastro dos Imóveis Rurais não tem informações sobre 200 milhões.

OESP, 28/01/2004, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.