VOLTAR

Caciques capixabas 'tomam posse' de Distrito de Saúde Indígena

Século Diário http://seculodiario.com.br/
Autor: Fernanda Couzemenco
30 de Mai de 2018

Já somam quinze os caciques capixabas a "tomarem posse" do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Governador Valadares/MG, que atende às aldeias do Espírito Santo.

A ação teve início na segunda-feira (28) e só será encerrada após a chegada do secretário geral da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Marcos Antônio Toccolini, de Brasília, e as devidas negociações com encaminhamentos de soluções para os pontos de pauta da Comissão de Caciques Tupinikim e Guarani de Aracruz, norte do Espírito Santo.

"Só vamos sair daqui quando ele [Toccolini] vier com sua equipe aqui em Valadares e assinarmos um Termo de Compromisso, com intermediação do Ministério Público Federal", afirma Pydobussu, o Cacique Toninho, da Aldeia Comboios.

Entre as reivindicações, estão a troca da frota de carros que atendem à saúde indígena em Aracruz; aumento da cota para aquisição de combustível para os veículos; convênio com hospitais e oficinas mecânicas; contratação de convênio para barqueiros, para locomoção de moradores de localidades de difícil acesso por estradas; compra de motor e barco pra atender à saúde; reforma e ampliação dos postos de saúde das aldeias; ampliação e construção das estações de tratamento de água; respeito às tradições indígenas de cuidados com a saúde, incluindo o uso de ervas medicinais e pajelanças; nomeação de um coordenador do DSEI local que conheça a realidade dos povos indígenas de Minas Gerais e Espírito Santo.

Sobre este último ponto de pauta, Toninho esclarece que o atual foi indicado há três meses, mas ainda não tomou posse por não ter sido aprovado pelos indígenas.

As reivindicações já são de conhecimento do Ministério Público Federal em Linhares, que, esperam os caciques, irá se somar ao pleito, intermediando o Termo de Compromisso com a Sesai. "A gente não vai até Brasília, nem quer que eles vão a Aracruz. A gente está aqui e não sai enquanto eles não vierem a Valadares", reafirma.

A Comissão de Caciques capixaba reúne os líderes de onze aldeias de Aracruz, sendo sete Tupinikim - Caieiras Velha, Pau Brasil, Irajá, Comboios, Córrego do Ouro, Areal e Amarelos - e quatro Guarani - Boa Esperança, Três Palmeiras, Piraquê-açú e Olho d´Água - onde vivem cerca de quatro mil pessoas.

http://seculodiario.com.br/38897/10/caciques-capixabas-tomam-posse-do-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.