VOLTAR

Cacique Tupiniquim recebe prêmio no MDA

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
29 de Nov de 2002

O cacique Francisco Coutinho recebeu ontem (28/12), das mãos do Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Abrão o prêmio Destaque do MDA, oferecido a pequenos agricultores e associações como forma de incentivar e reconhecer iniciativas inovadoras e estimular a agricultura familiar. Coutinho, que estava irradiante, representou a Associação Tupiniquim de Comboios, da Terra Indígena homônima, em Aracruz (ES), premiada pelos projetos implantados com novas técnicas de irrigação, insumos e preservação ambiental.

O projeto e foi escolhido na categoria de fortalecimento da agricultura familiar e começou a ser implantado em 1998, após um acordo de compensação com a empresa Aracruz de Celulose, acompanhado pela Funai. Pelo projeto, os índios plantam milho, feijão, café, côco e criam gado. Hoje, a comunidade de Comboios possui uma estrutura montada para dar suporte e condições para implantação de outros projetos, gerando emprego e renda, garantido a sustentabilidade de 75 famílias.

O projeto da Associação Tupiniquim de Comboios tem o apoio da Funai e da prefeitura local que prestigiou a entrega dos prêmios com a presença do prefeito de Aracruz Luis Carlos Cacá Gonçalves, do vereador José Nilo de Vitória e do técnico agrícola Sérgio Cunha, que acompanha o projeto junto à comunidade formada por 75 famílias Tupiniquim.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.