VOLTAR

Cacique tupinambá é levado para presídio no RN

A Tarde (BA)
17 de Abr de 2010

O cacique tupinambá Rosivaldo Ferreira, o Babau, da Aldeia Serra do Padeiro, localizada entre os municípios de Buerarema e Una, no sul da Bahia, foi transferido, na manhã de ontem, da Superintendência da Polícia Federal, em Salvador, onde estava preso desde o último dia 10 de março, para um presídio federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Em nota, a PF comunicou que a transferência foi uma medida de segurança.

Babau foi indiciado por formação de quadrilha, esbulho e invasão de fazendas. Pesa contra ele também acusação de tentativa de homicídio depois da última ação violenta que comandou, em fevereiro passado, quando invadiu a Fazenda Serra das Palmeiras, de propriedade do agricultor Alfredo Falcão, de Buerarema. Na ação, alguns agricultores foram feridos a tiros, um deles na nuca.

O cacique é acusado de promover incêndios nas áreas invadidas, gerando intranquilidade e levando o medo a agricultores e à população de Buerarema. O inquérito já foi encaminhado para a Procuradoria da República. Rosivaldo Ferreira da Silva havia sido preso pela PF em abril de 2008, mas só ficou dois dias no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

Babau teria desacatado autoridades e deixou de comparecer a uma audiência para esclarecer por que reteve, na aldeia, por alguns meses, quatro caminhões, uma patrol e uma pá-carregadeira, que prestavam serviço à Prefeitura de Buerarema.

Na ocasião, o cacique tupinambá disse que os veículos foram apreendidos como forma de protesto, porque a Prefeitura de Buerarema retirava cascalho das terras dos indígenas para fazer terraplanagem e não beneficiava a comunidade, que enfrenta estradas intransitáveis até chegar à cidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.