VOLTAR

Cacique Ofaié recebe apoio de Vereador

Agora MS
04 de Abr de 2008

Nesta última quarta-feira, dia 3 de abril, o Cacique da Tribo Ofaié, José de Souza, do município de Brasilândia, entregou nas mãos do Vereador Carlito (PV) uma carta escrita de próprio punho e numa bela caligrafia, onde solicita "uma ajuda de custo no valor de R$ 270,00 para que a comunidade possa ter de volta o seu trator que se encontra na oficina" e os indígenas não dispõem de recursos para pagar a conta e retirar o trator.

Segundo o Vereador, "o gesto do Cacique Koi, a quem o Prof. Carlito faz questão de chamá-lo sempre no idioma materno da tribo Ofaié, deve ser elogiado, pois as lideranças comunitárias, no seu entender, devem estar próximas dos vereadores para que os mesmos possam reivindicar e dar ressonância a essas iniciativas populares".

O Cacique Ofaié, ao ser atendido em sua reivindicação pelo Vereador Carlito, disse que "com a liberação do trator a comunidade poderá plantar o feijão, cuja semente, a aldeia já recebeu, mas estava impossibilitada de plantar, pela falta do implemento que encontrava-se na oficina".

Para o vereador Carlito, "não é função do Vereador tirar do seu salário para ajudar os mais pobres de Brasilândia. Mas, o que se tem na maioria das vezes é a desídia do poder público, em especial da Funai, e de outros gastos supérfluos das administrações, em especial em época de festejos de aniversario da cidade, com shows a três-por-quatro. Assim, não resta outra alternativa para as lideranças comunitárias de Brasilândia senão mendigar ajuda, de porta em porta", critica o Vereador.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.