VOLTAR

Cacique Munduruku entrega carta aberta a parlamentares

Site da Funai
Autor: Cacique Natanael Munduruku
28 de Abr de 2003

Uma carta aberta foi entregue aos parlamentares pelo cacique Munduruku, Natanael Rodrigues, durante o lançamento da frente parlamentar em defesa dos Povos Indígenas. O evento, que aconteceu dia 24 pela manhã no Salão Negro da Câmara dos Deputados, contou com a participação de 55 deputados federais. Na carta, os índios representados pelo cacique pedem mais espaço para que expressem e reivindiquem seus direitos junto ao poder público. Num determinado trecho, afirma que "Enquanto existir índios no Brasil, no mínimo 30% da floresta brasileira será preservada, e seus filhos e netos e futura geração vão poder conviver com a natureza. Para que os índios venham preservar, solicitamos com urgência o apoio dos senhores parlamentares, que não aprovem os projetos de lei que estão sendo apresentados à Câmara dos Deputados, que regulariza a exploração mineral em Terra Indígena. As mineradoras só irão destruir nossas florestas.Toda a exploração em Terra Indígena feita até hoje só provocou danos ao nosso povo. A ganância de outros países mais ricos só trouxe destruição. Se não cuidarmos do que é nosso outros países irão querer cuidar". A frente parlamentar que está sendo formada pretende criar uma sub-comissão específica para discutir assuntos indígenas.

A Carta:

Carta aberta aos Parlamentares

Manicore/AM, 01 de abril de 2003 Ao Senhores Parlamentares,

Venho em nome do povos indígenas do Brasil, solicitar aos parlamentares
Que têm povos indígenas em seu estado, que venha contribuir com a populaçãoo indígena, impedindo as invasões dentro de suas terras, uma vez que as terras, os rios e as florestas, fazem parte da sobrevivencia da população indígena. Sem terras, sem mar e sem floresta, nao há vida para os indígenas.

Os grandes líderes indígenas pagaram com a pr6pria vida a luta pela defesa de seus territ6rios. N6s indígenas não podemos deixar de existir, enquanto alguns parlamentares estao querendo levar para as terras indígenas, madereiros, garimpeiros e posseiros, colocando as nossas vidas em perigo.

As terras indígenas e os territ6rios demarcados e a única coisa que nos resta, e está ameaçada par invasões. Gostríamos que os parlamentares abraçasserm a causa indígena, com o intúito de preservar o ecosistema brasileiro.

Srs. Parlamentares, estamos precisando de representantes no governo que nos proporcione, espaço nos poderes legislativo, executivo e judiciario. Todos já encontraram seu espaço no governo. Todas as crenças já têm os representantes nos três poderes, só estão faltando os indígenas, que são os originários habitantes deste país. Para que isso ocorra, precisamos do apoio efetivo dos parlamentares brasileiros.

Enquanto existir indígenas no Brasil, no minima 30% da floresta brasileira será preservada, e seus filhos e netos e futura geração vão poder conviver com a natureza. Para que os Indios venham preservar, solicitamos com urgência o apoio dos senhores parlamentares, que não aprovem os projetos de leis que estao sendo apresentados a Câmara dos Deputados, que regulariza exploração mineral em Terra Indígena. As mineradoras só irão destruir nossas florestas. Toda a exploração em Terra Indígena feita ate hoje, "só provocou danos a nosso povo. A ganancia de outros países mais ricos só trouxe destruição. Se não cuidarmos do que nosso, outros países irão querer cuidar.

Senhores Parlamentares, vamos preservar e proteger nossas florestas,para que os povos indígenas possam preservar sua cultura e seu moso de vida Temos que nos orgulhar que o Brasil é o único país onde existem Indios isolados, localizados na maior floresta do mundo, a Amazônia.

Senhores parlamentares, solicito, com a urgência que a situação requer, mais espaço para podermos nos expressar e reivindicar os".direitos dos povos indígenas, junto ao poder público. Só assim teremos voz ativa perante a nação.

Na certeza, senhores parlamentares, de contarmos com o apoio constitucional dos senhores, desde de já agradego a atenção dispensada. Na certeza do pronto atendimento, me despeço.

Atenciosamente,

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.