VOLTAR

Caarapó abre os Jogos Indígenas

Correio do Estado - Campo Grande - MT
13 de Jun de 2001

Contando com a participação de 500 atletas, representando doze municípios sul-matogrossenses, esta edição será seletiva para os Jogos Brasileiros

Começa oficialmente hoje, em Caarapó, a disputa da sexta edição dos Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul. O evento, promovido pela Fundesporte, terá a solenidade de abertura marcada pelo desfile dos atletas tipicamente trajados, visando valorizar ainda mais suas etnias.Cerca de 500 índios estarão compondo as quinze equipes que representam os municípios de Aquidauana, Douradina, Dourados, Tacuru, Amambai, Nioaque, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Anastácio, Porto Murtinho e Coronel Sapucaia, além de uma equipe convidada especial de Rondonópolis, em Mato Grosso.Durante os cinco dias do evento, os atletas estarão disputando provas de cabo-de-guerra, atletismo, futebol suíço e de campo, voleibol e futsal. Além disso, haverá provas de tradições nativas como: arco e flecha, lançamento de lança, pescaria, arco com bodoque e, ainda, o Concurso da Garota Indígena do VI JIMS e apresentação de danças típicas, representando as atividades culturais.A competição servirá como seletiva para a quarta edição dos Jogos Indígenas Brasileiros, que em agosto será realizada também em Mato Grosso do Sul, numa promoção do Governo Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.