VOLTAR

Brigadistas divulgam imagens de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina

IBahia - http://www.ibahia.com
10 de Jan de 2013

A brigada Voluntária do Vale do Capão divulgou nesta quinta-feira (10), imagens onde aparecem tentando conter o avanço do incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) desde a manhã da segunda-feira (7).

Segundo informações da brigada, o incêndio descontrolado devasta o Parque e atinge dimensões alarmantes, destruindo fauna, flora e manancial hídrico de uma das principais Unidades de Conservação do país, além de ameaçar povoados e cidades no entorno do Parque.

Os voluntários estão pedindo ajuda às autoridades para que as chamas não se alastrem. Apenas 30 brigadistas estão trabalhando no local, o que é considerado insuficiente para o trabalho. O Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), afirma que está dando apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), intensificando as atividades de combate às chamas com algumas ações emergenciais.

Nesta sexta-feira (11), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, vai se reunir, no município de Lençóis, com representantes do Ministério Público Estadual, Grupamento de Bombeiros, Brigadistas, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a sociedade civil, para tratar sobre todas as atividades na região e acompanhar de perto as ações na região. Na ocasião, o secretário vai sobrevoar a região para avaliar a extensão da área afetada.

Além da aeronave que já se encontra disponível para o combate ao fogo na Chapada, neste momento emergencial, estão sendo contratados mais dois helicópteros e duas aeronaves air tractor, além do envio de 50 kits de equipamentos de proteção individual (EPI´s), dois carros com tração 4x4 e um aporte de R$ 20 mil para compra de água e alimentação para os brigadistas, segundo Eugênio Spengler. "Para combater os focos de incêndios, já temos em campo técnicos do Inema, mais de 40 brigadistas e 50 bombeiros, com o objetivo de debelar e monitorar os incêndios florestais na região", disse o secretário.

"Desde o período em que se intensificam as queimadas florestais, geralmente entre os meses de agosto a dezembro, a equipe do Inema encontra-se em tempo integral na região para desenvolver atividades de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais", ressalta a técnica de Fiscalização Preventiva do Inema, Fabíola Cotrim, referindo-se ao Programa Bahia sem Fogo de combate aos incêndios florestais, que é coordenado pela Sema.

O fogo atinge a Serra do Sobradinho, próxima ao Vale do Capão, e na quarta (09) alcançou a região da Cachoeira da Fumaça. Mais de 500 hectares já foram destruídos desde o começo do incêndio.

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/brigadistas-divulgam-imagens-de-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.