VOLTAR

Brigadistas da Área de Proteção e do município de Lajeado recebem instruções de convívio seguro com as linhas de transmissão de energia

Surgiu - https://surgiu.com.br/
Autor: Cleide Veloso
18 de Ago de 2021

Nesta terça-feira, 17, as equipes brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado e da brigada municipal de Lajeado receberam a capacitação 'Convívio seguro com as linhas de transmissão de energia' oferecida pela empresa Miracema Transmissora de Energia Elétrica S/A. As instruções ministradas no auditório do Centro de artesanato de Lajeado têm foco nos cuidados que devem ser adotados para segurança individual e da equipe brigadista durante a atuação em áreas próximas de torres de alta tensão, que levam energia elétrica por longas distâncias.

"Boa parte da APA Serra do Lajeado é cortada pela linha de transmissão de energia Lajeado-Palmas. É muito comum ter ocorrências próximas a essa linha. Então, ciente dos riscos, a empresa nos procurou para oferecer essas informações e combinar uma capacitação maior com os brigadistas da Área de Proteção e do município de Lajeado, com a intenção de estender essa capacitação a outras equipes de brigadas, que tem atuação em áreas que possuem essas torres de linha de transmissão", conta Camilla Muniz, supervisora da APA Serra do Lajeado.

"Foram expostos os principais cuidados a serem tomados na linha de servidão e nas proximidades dela, com vista a prevenção de desligamento dessas linhas por queimadas ou por outros motivos. Foi falado também sobre a prevenção de acidentes com as pessoas, ao se aproximarem das redes elétricas ou verificação do canal de comunicação direto da ouvidoria da empresa, que atende através do 0800 701 6682 e a distribuição de brindes e folders educativos na ação educativa que visou proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos no incentivo ao trabalho conjunto para proteção do meio ambiente", destaca Sirlei Soares Macedo, técnico da Miracema Transmissora de Energia Elétrica e ministrante da palestra.

"O curso foi importante para agregar mais conhecimento às equipes, recebemos instruções que serão postas em prática, na oportunidade de combates a incêndio florestais em áreas próximas às linhas de transmissões", avalia Alessandro Nunes, brigadista da APA Serra do Lajeado.

https://surgiu.com.br/2021/08/18/brigadistas-da-area-de-protecao-e-do-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.