VOLTAR

Brigadistas apagam incêndio no Parque da Chapada Diamantina

Ibama/Sede
Autor: Rodrigo Santori
05 de Nov de 2007

Brasília (01/11/07) Segundo informações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), o incêndio que estava ocorrendo no Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) foi extinto, após combate noturno executado por 30 brigadistas da unidade e voluntários junto com o apoio da sede do Centro. A unidade entrou em estado de alerta no dia 30, sempre com a equipe realizando um trabalho árduo para conter o incêndio.

Hoje resta um foco de incêndio na região de Ibiquara, próxima a Mucugê, fora dos limites do Parque, mas com risco de atingi-lo. Por isso, os brigadistas continuam com o monitoramento da Chapada, com quatro veículos de apoio e com o sistema de comunicação funcionando perfeitamente, para, no caso de detecção de novos focos, realizarem um trabalho rápido e eficiente ao combate do fogo.

No Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, uma equipe com 20 brigadistas realizam as atividades de rescaldo. O incêndio foi causado pela queda de um raio em área de pastagem com grande volume de combustível acumulado.

Em Minas Gerais, duas unidades registram ocorrência de fogo. Na Reserva Biológica da Mata Escura, a brigada da Rebio e de voluntários do Caparaó contam com o apoio no campo de duas caminhonetes e do helicóptero do Ibama. No Parque Nacional da Serra do Cipó, dois fiscais fizeram a primeira avaliação do foco de incêndio e já se solicitaram uma unidade aérea pois o local é de difícil acesso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.