VOLTAR

Brasília recebe evento de canto, dança e ritual indígena

Site da Funai
Autor: .(Ana Paula de Souza).
27 de Ago de 2003

Com objetivo de trazer para o público de Brasília a possibilidade de contato direto com a cultura indígena será realizado entre os dias 22 a 28 de setembro na Concha Acústica (Orla do Lago - próximo ao Palácio da Alvorada), o Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena, danças e rituais de dois povos indígenas do Brasil: Xavante, do Mato Grosso e Karajá, do Tocantins, em apresentações especialmente elaboradas para o espaço cênico. O projeto Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena , é uma realização do Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas(IDETI) , ONG criada e dirigida por pessoas indígenas de várias etnias; patrocinado pela Petroquisa, Correios e apoio cultural da Secretaria de Cultura do DF.

Rito de Passagem acontece anualmente, desde o ano de 2000, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, trazendo para um público estimado de 50 mil pessoas a tradição de oito povos indígenas do Brasil: Xavante, Karajá, Krikati, Tukano, Guarani, Mehinaku, Bororo, Kaxinawá; e o povo indígena do Japão - Ainu . Pela primeira vez fora do circuito Rio/São Paulo, o projeto Rito de Passagem começa sua itinerância pelas cidades de Goiânia e Brasília, neste mês de setembro. Com seus cantos, danças, adornos e pinturas corporais, 40 guerreiros dos povos Karajá e Xavante mostrarão para um público de milhares de pessoas, sua arte, sua cultura e sua tradição milenar.

O projeto Rito de Passagem, traz ainda, além das apresentações de danças e rituais indígenas, uma exposição com fotografias de Helio Nobre a ser aberta ao público no dia 22 de setembro na Galeria da Câmara dos Deputados - 10a.do Anexo IV, debates, exibição de vídeo, oficinas de pintura corporal, canto e dança ministradas por pessoas das duas tribos

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.